Reportagens Edição 111 - março de 2017

5 dicas de empreendedorismo com Gilmar Lima


Conheça a trajetória de um executivo e empresário que prioriza a gestão de pessoas e modelos de negócios imbatíveis

“Liderar é se importar, desafiar, dar exemplo e desenvolver pessoas para que elas sejam melhores que você”. Seguindo este pensamento, o cachoeirense Gilmar Lima, 54 anos, engenheiro mecânico formado na PUCRS com pós-graduação em gestão empresarial, trilha um caminho empreendedor de sucesso. Proprietário da G12 Innovation, presidente da Abmaco (Associação Brasileira de Materiais Compósitos) e da Almaco (Associação Latino Americana de Materiais Compósitos) e com mais de 500 palestras já realizadas no Brasil e no exterior, Gilmar dá cinco dicas valiosas para quem pretende abrir seu próprio negócio:

 

1 Defina antes de tudo sua cultura organizacional, posicionamento estratégico, missão, visão, valores, crenças e perfil da sua equipe

2 Todos os pontos acima precisam estar alinhados, verdadeiros, coerentes e disseminados em toda a organização

3 Conheça “muito bem o negócio” que escolher, faça todas as perguntas estratégicas (regras e risco do jogo) e trabalhe fortemente nos gaps (as diferenças encontradas entre as necessidades para entrarmos em um negócio)

4 Foque em gestão de pessoas “felizes”, diferenciação e inovação

5
Em vez de criar bons produtos ou serviços, crie modelos de negócio imbatíveis e únicos

 



“Enfrentar as dificuldades é uma opção. E para alguns pode se tornar também um lema. Minha trajetória pessoal e profissional, de certo modo, exemplifica isso”, fala

 

 


PROFISSIONAL DE SUCESSO

De família simples, Gilmar começou sua trajetória profissional em Alvorada (RS). Ao longo de 34 anos de carreira o empresário atuou em empresas como a Taurus (RS) e a Hidroplas (SP), implantou fábricas no Brasil e no mundo, desenvolveu equipes de excelência e centenas de novos produtos e soluções para o mercado em geral. Nos últimos anos contribuiu com a indústria automobilística, transporte, aeroespacial, agronegócio, construção civil, comunicação visual, mobiliário urbano e energia eólica. Na presidência da Abmaco, transformou a associação em referência mundial no seu segmento, surgindo mais tarde a Almaco, que conta com filiais na Argentina, Chile e Colômbia. Atualmente lidera a G12 Innovation, empresa cuja estratégia principal é uma plataforma de negócios com foco em apoiar as organizações na gestão de pessoas, tendo fechado no último ano um contrato de representação na América Latina de um dos centros de tecnologia mais renomados do mundo dos plásticos, o grupo francês IS.


CHEFE SECRETO


Em janeiro do ano passado Gilmar participou da série Chefe Secreto, no programa Fantástico, da Rede Globo. Disfarçado de operário sob o codinome de David, o executivo se infiltrou entre os funcionários de vários níveis para ver de perto como é o cotidiano da MVC, indústria que comandou durante 21 anos, bem como corrigir erros, além de reconhecer e recompensar a dedicação e competência de alguns trabalhadores.



A transformação do executivo no Chefe Secreto. Para ele, participar do quadro foi uma grande experiência de vida



DESCOBRINDO HERÓIS


O resultado dessa experiência resultou na criação de seu primeiro livro, “Descobrindo heróis”, lançado pela BB Editora no mês de novembro em São Paulo. No livro, Gilmar relata experiências vividas ao longo de sua carreira e conta histórias de pessoas que transformaram sua vida. A publicação ainda expõe os desafios de motivar, qualificar e comprometer os funcionários das empresas.
A obra foi lançada em São Paulo e no Rio de Janeiro e contou com a presença de jornalistas, equipe da TV Globo e artistas, como os comediantes Marcelo Madureira e Diogo Portugal, além de jogadores da Seleção Brasileira de Voleibol, como Maurício Lima. O técnico Bernardinho também enviou uma mensagem a Gilmar convidando o público a prestigiar o lançamento do livro.


NA MÍDIA

Sucesso no mundo dos negócios, Gilmar participou de programas televisivos como É de Casa (TV Globo), revistas Amanhã e Isto É e jornais como Estado e Folha de São Paulo. Em dezembro de 2016 voltou ao Fantástico no quadro dos 10 destaques do ano. Em fevereiro o executivo concedeu entrevista à Rádio Transamérica, uma das emissoras paranaenses de maior audiência.


PLANOS FUTUROS


Para os próximos anos, além da liderança da G12 e Almaco, Gilmar planeja escrever seu segundo livro e artigos sobre gestão, atuando ainda como consultor e conselheiro de algumas empresas brasileiras e estrangeiras. “Estarei desenvolvendo um projeto que visa criar uma corrente do ‘bem’ com organizações e líderes mais humanos e inspiradores”, anuncia ele.


EXEMPLO DE SUPERAÇÃO


Diagnosticado com dislexia (distúrbio de aprendizagem), este “defeito de fábrica”, como Gilmar descreve, não lhe impediu de superar as dificuldades, tornando-se um empresário bem-sucedido, com fluência em outros idiomas e tendo hoje uma agenda repleta de palestras nacionais e internacionais que abrangem temas como gestão de pessoas, tecnologia, estratégia, empreendedorismo e discursos motivacionais. “Aquele prognóstico de que a dislexia seria uma ‘sentença’ de insucesso para mim não se confirmou”, comemora Gilmar, que já chegou a ministrar palestras na Argentina, Colômbia, Chile, México e Paris (França), onde foi o primeiro brasileiro a palestrar na Jornada Europeia de Compósitos (JEC).


RAIO X


Gilmar Lima morou em Cachoeira até a adolescência, mas atualmente reside com seus dois filhos (Lucas, 26, e Amanda, 24) na cidade de Curitiba, no Paraná.

Ele é irmão da professora Delzimar Lima, de Pedro Zilmar Lima e do ex-auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Luiz Lima (Duda). Gilmar também foi jogador de vôlei, tendo conquistado título de tricampeão gaúcho.


 

FIQUE DE OLHO

No primeiro semestre deste ano Gilmar deve vir a Cachoeira fazer o lançamento do livro e uma noite de autógrafos. Na mesma ocasião o executivo irá palestrar para os alunos do Colégio Marista Roque, instituição onde estudou na cidade. A organização dos eventos está a cargo da BB Editora, G12 Innovation e GÜS Strategic Design.

 



SAIBA MAIS


O site Descobrindo Heróis (www.descobrindoherois.com.br), inspirado no livro homônimo, está no ar desde fevereiro para compartilhar experiências que possam inspirar outras pessoas. “Estamos carentes de bons exemplos e lindas histórias de vida”, diz Gilmar.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 118 - outubro de 2017

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601