Reportagens Edição 110 - janeiro e fevereiro de 2017

Em busca da MEDIDA CERTA


Cada quilo a menos, um alimento doado

 

star acima do peso é uma realidade para praticamente metade da população mundial. A obesidade é uma doença crônica que atinge cada vez mais homens e mulheres de todas as idades. Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros (51%) tem sobrepeso. Para mudar essa realidade e inspirar outras pessoas a buscarem maior qualidade de vida, dois comunicadores e dois ouvintes da rádio GVC.fm entraram no Medida Certa, projeto que envolve o Método 5S, ministrado pela esteticista e cosmetóloga Mariliane Moraes, 29, com pós-graduação em estética e cosmetologia e especialização em obesidade, sendo nove anos de atuação.
Os integrantes deste programa de redução de peso são divididos em duas equipes - a amarela e a azul. A primeira delas é composta pela comunicadora Aline Shultz, 26, e pelo ouvinte Roger Santos, 43. O repórter e comunicador Maurício Vieira da Cunha, 37, e a ouvinte Gisele Dutra, 32, formam a segunda equipe. Cada membro recebe gratuitamente o tratamento 5S, que elimina até 15 quilos em apenas um mês. Mas engana-se quem pensa que essa é uma tarefa fácil. Eles dividem conosco as alegrias e angústias sobre esse processo de emagrecimento que dura mais de três meses.

 


“Os quatro participantes me surpreendem a cada dia. Foram muitas as mudanças em cada um deles, assim como o comportamento de cada um e a conscientização de escolher ter uma nova vida”, comemora Mariliane

JE MÍDIA VISUAL


QUILOS A MENOS, DOAÇÃO A MAIS
Além de perder peso, os integrantes do Medida Certa estão comprometidos com uma causa social. Após o fechamento do projeto, um balanço dos quilos perdidos será feito e os participantes se comprometem a doar alimentos de acordo com os quilos perdidos para o projeto Mesa Brasil, do Sesc. É o que explica a gerente artística da GVC.fm Juliane Celíria Souza, 31, coordenadora do quadro.



ENTENDA O 5S

O Método 5S tem como objetivo desinflamar e reprogramar o hipotálamo, uma das mais importantes estruturas do sistema nervoso, ligado a várias glândulas produtoras de hormônios e responsável por ativar sensações como a sede, a fome, o sono e a saciedade. O hipotálamo tem muito a ver com sobrepeso e obesidade.
Fonte: Mariliane Moraes


SAIBA MAIS


O Medida Certa é um projeto de emagrecimento através da reeducação alimentar baseado numa dieta hipocalórica (restrição de calorias) com suplementação vitamínica e estimulantes do metabolismo, todos 100% naturais produzidos pela Alquimia da Terra Farmácia de Manipulação, além de um nutracêutico (composto retirado dos alimentos que traz benefícios à saúde) específico do Método 5S e sessões de tratamentos estéticos como drenagens linfáticas e manta térmica, entre outros. “Apesar de ser uma dieta hipocalórica, os participantes não passam fome”, assegura Juliane.




 

 

FIQUE DE OLHO

Registros de todo o tratamento poderão ser acompanhados através da página da GVC.fm no Facebook, também pelo site da rádio e ainda pelas ondas da 106.1 FM.





 

2 PERGUNTAS PARA JULIANE SOUZA

1) QUAL FOI O CRITÉRIO USADO PARA ESCOLHER OS PARTICIPANTES DO MEDIDA CERTA?

“Os ouvintes foram estimulados a enviar fotos para os nossos canais de comunicação (WhatsApp, Facebook e e-mail) contando por que precisavam do tratamento. A seleção dos participantes ficou a cargo da esteticista Mariliane Moraes, que traçou os perfis que melhor se encaixariam nas equipes”.

2) COMO É FEITO O ACOMPANHAMENTO DO TRATAMENTO?
“Toda a semana os participantes do projeto têm hora marcada com a esteticista Mariliane Moraes, quando são medidos, pesados e recebem seus respectivos tratamentos. Eles devem seguir a dieta, tomar os suplementos corretamente e também são estimulados a praticarem exercícios a fim de otimizar os resultados. Temos também grupos no WhatsApp onde os participantes mandam fotos dos pratos e atualizam informações sobre o seu peso”.


“Na nossa equipe praticamente todos têm alguma história relacionada ao sobrepeso e/ou obesidade, portanto resolvemos tornar nossos comunicadores exemplos de motivação e determinação para auxiliar aqueles que estão nessa luta contra a balança”, justifica Juliane




 

 

RECORDE NACIONAL

O líder de perda de peso do Medida Certa, Maurício Vieira da Cunha, 37, já chegou a pesar 135 quilos. Por mais gaudério e apreciador de churrasco que seja, o comunicador manteve-se tão focado no seu objetivo que chegou a bater recorde nacional de perda de peso pelo Método 5S de Emagrecimento. Foram 21,5 quilos em 30 dias de dieta. “Eu tinha apneia do sono e não conseguia dormir junto com os meus filhos porque roncava muito. Ficava o dia inteiro sonolento e hoje a minha qualidade de sono melhorou. Me sinto mais disposto no dia a dia, dou um cansaço nos guris. Até a minha fala melhorou, antes eu era muito ofegante, vivia cansado”, relata Maurício, que eliminou 25,3 quilos desde o último mês de outubro.


“Levando em consideração a redução alimentar, em casa sobra comida na geladeira. Me sinto muito melhor e a autoestima está nas nuvens”, comemora ele

JE MÍDIA VISUAL



Foto tirada em 10 de outubro. “Estava com os exames prontos para fazer a cirurgia bariátrica, mas dei uma chance para o meu corpo de perder peso sem cirurgia”, conta Maurício



FICHA TÉCNICA


Altura: 1,69 metro

Peso inicial: 131,3 kg

Peso atual:
106,3 kg

Objetivo:
85 kg





ADEUS FAST-FOOD

Natural de Candelária, a comunicadora Aline Shultz, 26, a Nina, lutava contra a balança desde muito tempo e chegou a ir a sete nutricionistas diferentes. Ela sofreu bullying na infância por estar acima do peso e enfrentou a dificuldade de encontrar roupas do seu tamanho. Hoje a situação é diferente. De alto-astral e cabelos coloridos, Aline já perdeu 14,4 quilos. Para ela, o primeiro dia foi o mais difícil de toda a dieta. “Eu estava acostumada a comer muito carboidrato. A minha família tem a cultura do lanche. Todos os dias a gente comia pizza, lasanha e pastel. No início achava que ia morrer, deu uma azia horrível”, lembra. Passado o sufoco inicial, hoje ela sente-se muito bem, com mais disposição e ânimo. “Quando eu quebrei a perna ano passado eu estava muito gordinha e foi uma bola de neve, aumentei 20 quilos. Hoje a minha visão de alimentação mudou, comecei a comer mais salada”, conta ela, que voltou a usar roupas antigas que não serviam mais.



Apesar de ter emagrecido, Aline defende: “Por que a pessoa gordinha não pode ser bonita? Acredito que o essencial é invisível aos olhos”, finaliza




Aline na festa de formatura do curso de Produção em Mídia Audiovisual em setembro do ano passado. “Tive que mandar fazer a minha roupa”, recorda-se


JE MÍDIA VISUAL


FICHA TÉCNICA


Altura: 1,72 metro

Peso inicial: 97,5 kg

Peso atual:
83,1 kg

Objetivo:
75 kg




ANO NOVO, VIDA NOVA


Sofrendo de problemas de saúde em função da obesidade, a cabeleireira, maquiadora e designer de sobrancelhas Gisele Dutra Machado, 32, não pensou duas vezes quando soube da oportunidade de participar do Medida Certa. Dedicando-se atualmente à criação de seus dois filhos (Bianca, 8, e Davi, 2), Gisele já diminuiu 16 quilos pelo Método 5S. “No passado nunca tive problemas com meu peso, mas após as gestações a balança saiu do meu controle. Agora estou no comando outra vez. Mudou praticamente tudo, a saúde, a autoestima e a disposição. Sou outra pessoa”, resume. “Os alimentos selecionados com ajuda dos nutracêuticos são fundamentais, sendo assim, não passamos fome como muitos pensam. Apenas comemos bem”, argumenta. “Os resultados que estamos alcançando são fantásticos. Não troco por nenhum brigadeiro”, brinca Gisele.


“Jamais poderia imaginar que passaria pra 2017 com esses resultados”, vibra Gisele

JE MÍDIA VISUAL



Gisele no aniversário de dois anos de seu filho 12 dias antes de começar o projeto. Segundo a cabeleireira, a maior dificuldade foi enfrentar o “pensamento de gordo”


FICHA TÉCNICA


Altura:
1,64 metro

Peso inicial: 103 kg

Peso atual: 87 kg

Objetivo:
72 kg





7 KM POR DIA


Quando chegou ao peso máximo de quase 143 quilos, Roger Fagundes dos Santos, 43, comerciário, decidiu entrar no Medida Certa, perdendo 22,2 quilos até a metade de dezembro. “Me sentia mal pois estava muito pesado e tudo é difícil de fazer”, observa Roger, que hoje colhe os frutos de seu esforço. “Agora já caminho sete quilômetros por dia. Roupas antigas que não serviam ou estavam apertadas começam a ficar boas e até folgadas. Não ronco mais à noite e acordo com mais disposição”, conta. Para ele, o mais difícil desse processo de emagrecimento é resistir às tentações dos doces, salgados e bebidas. “Aprendi a comer e até gostar de frutas, verduras e legumes que antes não comia e achava que não gostava. Mas meu maior objetivo é aprender a comer pequenas porções para me manter saudável e não voltar a ganhar peso”, completa.


“As pessoas veem o resultado e reconhecem o esforço, o que te dá força para continuar firme no propósito da eliminação de peso”, afirma


JE MÍDIA VISUAL



“Meu IMC (índice de massa corporal) estava alto, por volta de 46, o que é muito perigoso e prejudicial à saúde”, reconhece Roger


FICHA TÉCNICA

Altura:
1,76 metro

Peso inicial: 142,8 kg

Peso atual: 120,6 kg

Objetivo:
90-95 kg






Os quatro participantes do Medida Certa têm até o início de fevereiro para atingirem suas metas de perda de peso.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 118 - outubro de 2017

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601