Reportagens Edição 105 - agosto de 2016

Exercite-se debaixo d’água


Em todas as estações do ano, a hidroginástica é uma boa aliada para a saúde

Que tal um exercício que ajuda a combater o estresse, com exercícios aeróbicos e localizados, realizado em grupo e ao som de músicas estimulantes? Assim é a hidroginástica. Segundo o fisioterapeuta da Escola Acquática Tonho Dias, Hugo Rosa, 58, sendo sete anos de atuação, a atividade é recomendada para idosos, pessoas obesas, com problemas articulares e gestantes.



Equipe de fisioterapeutas da Escola Tonho: Cleiton Lopes, 30, formado há seis anos, e Hugo Rosa

 




VANTAGENS E RESULTADOS

Hugo afirma que ao contrário dos exercícios realizados no solo, a hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão, pois, como o impacto dentro da água é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem. “Na água, o indivíduo tem a sensação de redução no peso, o que diminui a tensão nas articulações. Desta forma, os exercícios são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno num período de tempo maior”, fala.


AQUEÇA-SE NA ÁGUA

Conforme Hugo, essa atividade também é prazerosa e bastante benéfica nos dias frios de inverno, pois aquece o corpo e aumenta a imunidade, prevenindo o aparecimento de doenças respiratórias como asma e bronquite, pois melhora a circulação de ar nos pulmões, além de facilitar a entrada de ar nas vias aéreas, contribuindo para o controle da pressão sanguínea. “Na Acquática Tonho Dias possuímos uma piscina térmica com temperatura em torno de 30 graus”, lembra.



O professor de hidroginástica Marcelo Leivas, 22, com um ano de atuação, dá aula para um grupo na piscina térmica com halteres, melhorando a resistência, a força muscular e a flexibilidade




5 BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA

. Fortalece as musculaturas articulares sem riscos
. Melhora a condição cardiorrespiratória do praticante
. Trabalha o músculo através do exercício e massageia todo o corpo
. Diminui a pressão sanguínea periférica, melhorando as varizes
. Desintoxica as vias respiratórias, amenizando os efeitos do clima e da poluição
Fonte: Hugo Rosa



 

 

 

As aulas têm duração de 45 minutos ininterruptos, propiciando um gasto calórico médio de 260/400 calorias. 
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 118 - outubro de 2017

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601