linda insta

Reportagens Edição 101 - abril de 2016

Eternize momentos!


Fotos de recém-nascidos são um mimo, mas é preciso que o profissional esteja habilitado para fazê-las

O tempo passa voando e as lembranças que ficam são os momentos que marcaram e as fotos que tiramos. As fotos são indispensáveis para eternizar memórias. Quem não se emociona vendo um álbum de fotos antigas? Quantas pessoas e fatos ficariam esquecidos se não fossem aquelas fotinhos para nos fazer lembrar?


Apaixonada por fotografia, Vanessa Soares, 31, é uma profissional especializada em captar estes momentos. “Sabe aquela expressão que ouvimos das mães: ‘Amo tanto que queria guardar em um potinho’? Faz sentido, mas o potinho aqui é trocado por imagens que vão marcar para sempre a história”, diz a fotógrafa.

Há quatro anos Vanessa Soares tem se especializado em fotos newborn, ou seja, recém-nascidos. Apesar de fazer vários estilos de fotos, este tem lhe chamado mais atenção. “Eu gosto de contar histórias, e com as fotos newborn consigo fazer isso. Começo a fotografar a mãe durante a gestação e depois é emocionante poder acompanhar todo o crescimento da criança”, conta.



Fotos newborn tiradas por Vanessa Soares



FOTOGRAFAR UM RECÉM-NASCIDO
Segundo Vanessa, fotos newborn exigem técnica, conhecimento e experiência. “Além de ter muita paciência, utilizamos materiais específicos, como posicionadores adequados. O ambiente tem que estar preparado para não acontecer nenhum tipo de acidente. O corpo dos recém-nascidos é muito maleável, mas pode acontecer luxações dependendo da forma como é manipulado, por isso a importância de estar habilitado e possuir conhecimentos nas técnicas de relaxamento”, explica a fotógrafa.




Poses

O ponto mais importante em relação à segurança são as posições nas quais a criança é colocada. “Muitas das poses mais elaboradas são resultadas de uma fusão de imagens. Nestes casos, o trabalho é composto por mais de uma imagem com manipulação de software, no caso, o Adobe Photoshop”, explica Vanessa.


TEMPO CERTO PARA FOTOS NEWBORN

“O recém-nascido não deve ser fotografado antes do quinto dia de vida, pois o leite da mãe ainda não desceu o suficiente e ele não fica satisfeito por completo a ponto de entrar facilmente em sono profundo, o que é essencial para o sucesso das fotos. Para obter os melhores resultados, as fotos têm que ser tiradas do quinto até o 14º dia de vida”, conta. Neste período, de acordo com Vanessa, a musculatura dos pezinhos e perninhas ainda não está firme e o bebê não tem tanta força, facilitando as poses. “Porém, tem bebês que consigo fotografar até com 20 dias. Isso não chega a ser uma regra”, explica.


COMO FOTOGRAFAR

De acordo com Vanessa, o conforto e a segurança do bebê devem ser as prioridades do fotógrafo. “Os ensaios podem ser realizados em estúdios devidamente preparados para receber estes pequenos clientes ou na própria residência da família”, fala. As fotos são feitas sem roupinhas ou com acessórios próprios para recém-nascidos e a temperatura deve estar entre 26 e 30 graus. Muitos fotógrafos se equipam com cestas, mantas, gorrinhos, chapéus e laços. “Estes acessórios fazem parte do cenário das imagens e precisam estar devidamente higienizados”, diz a fotógrafa.


Importante

“O bebê jamais deverá ser fotografado se o profissional estiver com algum problema de saúde que seja contagioso. Neste caso, orienta-se que a sessão seja remarcada”, alerta Vanessa.




Vanessa Soares, 31, é fotógrafa há sete anos. Formada em Fotografia pela Unisc, ela tem vários cursos de especialização na área, entre eles um curso avançado de newborn que foi ministrado por Paloma Schell, que recentemente fotografou o filho do ator global Alexandre Nero. No início deste ano Vanessa passou a integrar a Associação de Fotógrafos de Recém-Nascidos do Brasil (ABFRN). “No nosso estado, somente 28 fotógrafos são associados à ABFRN e estão aptos a trabalhar com os critérios de segurança e qualidade de fotos de recém-nascidos”, conta.


GABRIEL RODRIGUES
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600