linda insta

Reportagens Edição 100 - março de 2016

Corrimento borra de café, o que é isso?


Aquele corrimento marrom que sai entre as menstruações pode não ser nada ou pode ser um aviso de que algo vai mal

 

Possivelmente todas as mulheres já devem ter tido um corrimento escuro tipo borra de café. Muitas vezes não é nada grave, mas é importante estar atenta e procurar sempre a orientação de um profissional. Segundo a ginecologista e obstetra Roberta Bulsing dos Santos, 36, sendo 10 anos de profissão, este corrimento é muito comum no início ou no fim da menstruação, quando o sangramento não é tão intenso para sair vermelho vivo.

O sangramento tipo borra de café pode ter diferentes significados dependendo da idade em que a mulher se encontra, em qual fase do ciclo menstrual está, se está gestante ou se usa algum tipo de hormônio. “Se a secreção borrácea for eventual e breve, não necessariamente irá precisar de investigação. Mas se for persistente e recorrente deve ser investigada, pois qualquer alteração no ciclo menstrual pode indicar problemas de saúde”, explica a médica.



5 perguntas para Roberta

Por que este corrimento tem esta cor?
“Porque ele é composto por células descamadas do endométrio que passaram por necrose (“morte”) tecidual”.

O que causa a borra de café?
“Depende muito da idade em que a mulher se encontra. Nas adolescentes, devido à imaturidade do eixo neuro-endócrino, podem ocorrer sangramentos borráceos eventuais sem significado patológico. Já na mulher adulta que não usa anticoncepcional nem está grávida pode ter inúmeros significados: ectopia ou lesão no colo uterino, pólipo endometrial e miomas. Após a menopausa, além de pólipos e miomas, pode significar atrofia do endométrio (camada interna do útero) e não se pode descartar lesões malignas uterinas sem um exame de imagem”.

Isso tem a ver com o uso de anticoncepcional?
“Pode ter. As mulheres que usam anticoncepcional e esquecem de tomar um ou dois comprimidos podem ter este sinal porque houve uma interrupção no uso do hormônio. Pode ocorrer também com algumas pacientes que costumam emendar muitas cartelas”.

É normal acontecer o corrimento durante a gravidez?
“Pode ocorrer um pequeno sangramento borráceo no momento da implantação do óvulo no endométrio, o que chamamos de Sinal de Hartmann, o que muitas vezes as pacientes confundem com menstruação, mesmo sendo em  menor quantidade. Durante a gestação, ocorrendo qualquer tipo de sangramento, é necessária avaliação médica, pois pode ser sinal de gestação interrompida, hematomas ou descolamentos e ainda de placentação baixa”.

Tem alguma relação com a pílula do dia seguinte?
“Não costuma ter relação, pois a pílula do dia seguinte apenas antecipa a descamação endometrial que ocorreria no período da menstruação”.



“É aconselhável uma avaliação médica com ginecologista, principalmente se a borra de café aparecer de maneira recorrente”
ROBERTA

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600