linda insta

Reportagens Edição 100 - março de 2016

O que as selfies dizem sobre você?


Nesta era digital, um autorretrato pode revelar mais do que se imagina

Que tire a primeira selfie quem nunca quis compartilhar seus melhores momentos. Amadas por uns, contestadas por outros, as selfies são adotadas por famosos e anônimos, ou quase isso. A estudante Thandara Menezes, 21, é adepta das selfies e publica em torno de três por semana, tendo mais de 1,1 mil seguidores no Instagram. Thandara recebe dezenas de comentários e curtidas, mas afirma que isto não tem nenhuma importância para ela. “Procuro responder apenas alguns amigos”, conta.


A estudante tira fotos da natureza, de suas cachorrinhas, na balada com os amigos e de seus hobbies, mas não considera isto um hábito. “Tiro selfies ocasionalmente, quando quero registrar alguns momentos”, afirma. No entanto, Thandara não deixa de tirar várias selfies com a yorkshire Penélope, pois ela já está idosa.



Thandara faz várias selfies com Penélope para guardar momentos especiais




Thandara registra o momento antes de ir para a balada




AFINAL, O QUE É SELFIE
É o ato de tirar foto de si mesmo, sozinho ou acompanhado. A fórmula é simples: basta uma câmera, um espelho ou esticar o braço e pronto. A palavra vem do inglês “self”, um neologismo do termo “self-portrait”, que significa autorretrato. Esta prática se tornou tão popular que foi eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford em 2013.


CURIOSIDADE

As selfies mataram mais do que ataques de tubarão no ano passado. É o que aponta uma pesquisa feita pelo site de tecnologia Mashable.


PAU DE SELFIE
O “pau de selfie” é um bastão em que se acopla o celular ou equipamento fotográfico que se popularizou em 2014. Este adereço faz com que a câmera fique mais distante e abranja o cenário atrás de você. Em Cachoeira, o pau de selfie custa em torno de R$ 30,00.


 

UNSELFIE
O “Unselfie” é um movimento antisselfie que surgiu nos Estados Unidos no final de 2013 gerando uma segunda onda de autorretratos. Também chamado de “selfieativismo”, a ideia consiste em escrever uma boa ação que tenha feito ou mostrar a causa que você apoia e tirar uma foto cobrindo ou não o rosto com o papel.


A atriz Krirsten Dunst, conhecida pelo papel de Mary Jane na primeira trilogia de “Homem-Aranha”, foi protagonista de um curta-metragem chamado “Aspirational”, com direção de Matthew Geada, que critica a obsessão por selfies e a busca de fama na internet.



A unselfie foi a aposta do Criança Esperança 2014. Famosos como Renato Aragão, Angélica Ksyvickis, Xuxa Meneghel e Otaviano Costa tiraram fotos com placa em apoio aos direitos da criança e do adolescente


 

 

 

 

O OUTRO LADO

A psicóloga LÍSIA NOAL VIEIRA DA CUNHA, 42, sendo 17 anos de experiência em recursos humanos, especialista em gestão de pessoas, diz que as selfies são uma forma de expressão criativa. “As pessoas têm a necessidade de que os outros vejam com quem elas andam, o que comem e como se vestem”, entende. No entanto, a psicóloga afirma que muitos têm estudado sobre o assunto e se ouve várias linhas de interpretação. “As selfies estarão no Facebook e no Instagram daqueles que gostam de expor suas vidas”, constata. “Há pessoas que não postam nada do que fazem, por exemplo. Tem muito a ver com o estilo de vida e com a personalidade de cada um”, explica.

 

 

 




PRÓS E CONTRAS DA SELFIE


. Para Lísia, as selfies mostram muito quem a pessoa é ou gostaria de ser, mas nem sempre são verdadeiras. “Às vezes é muito mais exposição de algo que se desejaria fazer e não se consegue. Uma busca pelo ideal, por uma aparência perfeita”, conta.

. Segundo a psicóloga, as selfies podem viciar sim, pois se trata de um modismo. Lísia alerta que tanto as selfies como qualquer outra fotografia que exponha demais a vida pessoal pode vir a prejudicar em uma vaga de trabalho. Mas tudo depende do tipo de candidato que a empresa procura. “Elas podem tanto ajudar como atrapalhar”, admite.


GABRIEL RODRIGUES






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600