Reportagens Edição 99 - janeiro/fevereiro de 2016

Romantismo nunca sai de moda!


É bonito ser romântico e isso fortalece o relacionamento


Ser romântico não é ser fraco nem idiota, e sim ser sensível a ponto de sentir o que o seu par merece. É colocar o outro em primeiro lugar. Como é bom quando se encontra um homem romântico e como é raro encontrá-lo. “Parece que desapareceram, mas eles ainda existem”, é o que diz a psicóloga Elisabel Baptista, 59, sendo 20 anos de profissão.

As mulheres consideram as atitudes de um homem romântico preciosas, mas eles (não todos) têm receio de fazer certas coisas temendo ser mal interpretados ou parecerem “bobões”, como dizem. “As atitudes românticas dependem muito do tipo de referência que o homem teve do relacionamento dos pais ou dos casais com quem convive”, diz Elisabel.

 


“As atitudes do homem fortalecem e enriquecem os vínculos necessários para que exista um casamento com cumplicidade”. Elisabel

CLICK DUO

 

“Os casais têm que cuidar do relacionamento para que permaneça o amor”. Elisabel
 



COMO IDENTIFICAR O HOMEM ROMÂNTICO?
Segundo a psicóloga, atitudes bem comuns que têm grande valor são: alcançar um copo de água, ajudar nas tarefas diárias, fazer pequenas surpresas e não boicotar quando a pessoa quer crescer na carreira. “Demonstrar valorização e carinho com o outro tem mais efeito do que enviar buquês de flores e dar presentes”, fala.


É BONITO SER ROMÂNTICO! Romantismo é fundamental em relacionamentos a dois, já que eles são construídos por combinações, acordos, tratos e pactos que se tornam, segundo Elisabel, mais fáceis de serem estabelecidos se existe romantismo. “No consultório percebo a pouca valorização das atitudes românticas por parte dos homens. Eles temem ser motivo de chacota por parte do grupo de amigos. Vejo cada vez mais os casais falarem ‘o meu dinheiro’, não existe ‘o nosso’. Aí fica difícil um casal falar em projetos e futuro, pois não compartilha o básico”, explica Elisabel.


O QUE AS MULHERES BUSCAM? “
A experiência em consultório mostra uma queixa constante das mulheres em busca de um homem que seja pelo menos gentil. O que se constata é que no início do relacionamento eles até demonstram gentileza e algum romantismo, mas logo eles pensam mais neles. Elas buscam um homem que as coloquem em primeiro lugar, ou que pelo menos as valorizem. É muito frequente a queixa de que eles esquecem datas de aniversário, aniversário de namoro, casamento e outros momentos que para elas têm significado e parecem estar se tornando cada vez mais banais”, diz a psicóloga.

BASE FAMILIAR –
As estruturas familiares estão mudando e isso vai modificando comportamentos que automaticamente refletem nos relacionamentos. “Os afetos que são a sustentação, ou seja, os pilares que formam o vínculo do relacionamento do casal, estão se tornando cada vez mais frágeis. Todo relacionamento começa pelo enamoramento, que é onde aparece o melhor de nós (gentilezas e romantismo).



Eu sou romântico!

“A grande maioria dos homens, principalmente os mais jovens, acredita que romantismo e cavalheirismo estão ultrapassados. Isso por vergonha ou receio da opinião dos amigos. Acho um engano! As atitudes românticas e as gentilezas do homem em relação à mulher são atos necessários, pois demonstram atenção e cuidado com a parceira. Valorizo atitudes como esperar fora do carro ao buscá-la, abrir a porta e depois fechá-la; em restaurantes, abrir a porta e deixá-la entrar primeiro; após sair em uma noite, ligar no dia seguinte ou enviar uma mensagem deixando claro que adorou a companhia e surpreender com gestos e ações inesperadas. Rosas devem ser dadas não somente em ocasiões de aniversário de namoro ou casamento, mas em um dia qualquer, demonstrando o carinho por ela”.
LUIS GUSTAVO EIFERT GARCIA, 33, administrador



“Pode-se dizer que hoje em dia vivemos em um momento que você não pode exagerar em nada, nem no romantismo na hora da conquista. É importante conhecer a pessoa que está batalhando para conquistar”.
GUSTAVO
 


Mulheres gostam de mimos!
“O romantismo é essencial na vida do casal. Toda mulher gosta de receber carinho e atenção e de ser mimada pelo seu companheiro. Meu marido me conquista a cada dia com pequenos gestos, atitudes e surpresas que fortalecem muito nossa união. Com seu jeito romântico me sinto mais amada, valorizada e feliz”. FERNANDA DOS SANTOS NASCENTE, 38, advogada

FABIANA TISCHLER






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601