Reportagens Edição 98 - dezembro de 2015

FOTOS para guardar


Não caia na armadilha de ter somente fotos feitas e armazenadas no celular

 

Cá entre nós, você revela as fotos que faz com seu celular? Certamente a maioria vai responder que poucas vezes imprime seus arquivos e também raramente transfere as imagens para o computador. Com essa mania de deixar as fotos somente no telefone, perde-se o aparelho e também os registros de momentos que poderiam ficar eternizados, como viagens, festas ou o dia a dia de um filho recém-nascido.

Além disso, a foto de celular serve como quebra-galho, mas nem se compara com uma foto de câmera (isso falando das amadoras mesmo). De acordo com a fotógrafa Daniela Dal Ri, 27, sendo três anos de profissão, ao revelarmos uma foto de celular a impressão pode não ficar boa, causando a sensação de que a foto não está nítida. “Vejo muita gente se baseando na qualidade de uma câmera pelos seus megapixels, porém existem muitos outros pontos importantes em uma câmera para se ter uma foto de qualidade, como, por exemplo, o tamanho do sensor dela, que tem a capacidade de captar mais luz, melhorando a qualidade dos detalhes”, explica.

Por exemplo, você pode ter uma foto melhor de uma câmera compacta de 12 megapixels do que de um smartphone de 20 megapixels porque o sensor dela é maior. “Por isso, muitas vezes, por mais que o seu aparelho de celular tenha mais megapixels que sua câmera, a sua foto pode não sair tão boa, pois ele tenta comprimir a grande quantidade de megapixels na imagem e acaba gerando granulação e ruídos, o que na hora da impressão acaba ficando ruim”, observa Daniela.



FIQUE DE OLHO

Se você não tem uma câmera a mão e quer registrar um momento com o celular, essas dicas vão ajudar. Só não se esqueça da importância de arquivá-las em meios onde terão menos chances de ser perdidas.


. Chegue perto – Muitos celulares com câmera não têm lentes de aumento, por isso certifique-se de que você chegou perto do tema para capturá-lo. Mas também não chegue perto demais, pois suas fotos podem não ficar nítidas ou podem ficar desfocadas. Como regra geral, fique a um ou dois passos do tema.

. Fotografe no nível dos olhos –
O contato direto com os olhos pode ser tão encantador em uma foto como na vida real. Quando você for tirar uma foto de uma pessoa, segure a câmera no nível dos olhos para liberar a força dos olhares atraentes e enfatizar os sorrisos.

. Defina a resolução como alta – Muitos celulares com câmera têm a opção de resolução (qualidade da foto) baixa, média e alta. Configurar a câmera do celular em níveis altos de resolução proporciona a melhor qualidade de foto.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 118 - outubro de 2017

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601