Reportagens Edição 95 - setembro de 2015

“Adagio” e suas histórias


Curta-metragem revela talentos de Cachoeira e LINDA conta o que rolou nos bastidores

 

Quem está atento ao que acontece em Cachoeira do Sul provavelmente já ouviu falar em “Adagio”, o novo curta-metragem do fotógrafo Cristianno Caetano, 25. Com atores cachoeirenses e cenários da cidade, a produção fala sobre escolhas e livre arbítrio e promete surpreender quem a assistir. Gravado em quatro dias, sendo as cenas rodadas sempre durante a noite e a madrugada, o filme é estrelado por Lorrene Klatter Braga, Rafael Tatsch Jacóbsen, Maria Beatriz França Oliveira e Joice Bernardi. LINDA foi atrás das histórias de bastidores e conta o que está por trás da tela que exibirá o filme pela primeira vez no dia 11 de setembro.


Cristianno Caetano com sua coprodutora Amanda Prestes


"Gravamos um take rápido de dois segundos da Beatriz saindo de um elevador. Essa cena teve que ser repetida umas cinco ou seis vezes, pois sempre acontecia algo, como alguém chamar o elevador e a Bia descer junto ou apagar a luz do corredor. Mas o principal era ela não olhar para a câmera, mas chegava na hora e ela sempre olhava”.

"Teve uma cena em que Lorrene precisava tomar um copo de água grande de uma vez só. Tivemos que gravar em três tomadas diferentes a mesma cena. A coitada não aguentava tomar água”.

"Para a cena da banheira esquecemo-nos de comprar a espuma para banho e tivemos que fazê-la com restos de xampu”.

"Em uma noite gravamos quatro segmentos diferentes que se passavam em dias diferentes no filme. Era uma noite muito fria. Uma cena era em frente a uma lareira muito quente somente com roupa íntima. Outra cena era na rua, com um vestido bem decotado, tocando violino. Estava caindo sereno, fazia muito frio mesmo. E outra nua numa banheira. Lorrene ficou bem gripada depois”.
 
"Gravamos algumas sequências que possuíam certo erotismo. O bacana de tudo é que os atores levaram tudo com bastante profissionalismo e seriedade, pois ambos estiveram nus ou seminus em algumas partes. E isso realmente pode ser um tanto constrangedor para quem nunca atuou. Mas era um trabalho e todos estavam comprometidos”.




FIQUE DE OLHO
QUEM É CRISTIANNO CAETANO?


Há nove anos se dedica à arte do vídeo e da foto. Seu primeiro curta foi uma série chamada “Consuelo”, que foi reconhecida com um prêmio latino-americano de cinema estudantil. Ganhou na categoria melhor atriz, melhor fotografia, mensagem educativa e menções honrosas. Entre outros projetos também teve o filme, seu primeiro longa-metragem, “Chuva sobre nós”. O filme foi exibido para mais de 10 mil pessoas em cinco anos, com toda sua receita revertida para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e para a unidade do Imama que existia em Cachoeira do Sul.




Este filme foi meu presente de 50 anos. Me apaixonei pelo cinema. Na cena do elevador eu ria muito. Era para ficar séria e eu não conseguia. Tentávamos fazer silêncio, mas o silêncio da noite fazia qualquer riso ficar alto”. MARIA BEATRIZ FRANÇA OLIVEIRA, 50, advogada

 

 

 



Sempre gostei de estar envolvida em tudo ligado à arte, música, pintura, teatro e literatura. Sem dúvida tive dificuldades, tudo que é novo é desafiador, ainda mais por ser o papel principal. Em uma das cenas eu consegui chorar de verdade, foi uma sensação muito legal”. LORRENE KLATTER BRAGA, 25, violinista

Já participei do longa-metragem ‘Os sete pecados’, no Rio de Janeiro, do cineasta Luiz Rangel, e de um curta-metragem chamado ‘Exercício sobre a solidão’. Participei também de um curso de cinema no Rio de Janeiro no projeto KeepyourEyes Open, que é uma série. Gostei bastante do resultado e esse projeto nos deixou com vontade de participar de outros”. RAFAEL TATSCH JACÓBSEN, 33, empresário e professor

Rafael e Lorrene protagonistas de “Adagio”




 

 

 

Adagio é uma palavra em italiano que significa um movimento lento da música clássica.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 118 - outubro de 2017

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601