linda insta

Reportagens Edição 88 - janeiro/fevereiro de 2015

Não perca tempo, ATALHE!


Conheça os truques que podem refinar a pesquisa no Google

 

Alguns chamam de “Tio Google”, outros de “São Google”. Sendo tio ou sendo santo, ele é realmente muito poderoso e já faz parte da nossa vida. Tudo que queremos saber e procuramos encontramos aí. Basta escrever as palavras-chave e milhões de resultados aparecem. Mas será que sabemos usar direitinho esta ferramenta poderosa? LINDA conversou com Rafael de Oliveira Wachholz, 18, que trabalha no suporte ao cliente na S-Maq Ferramentas e Sistemas Web e descobriu ótimas dicas para qualificar o sistema de pesquisa na internet.

 

 

 

Rafael dá dicas para melhorar a pesquisa na internet através do Google




Como fazer para pesquisar o nome de alguém?

Colocar o nome entre aspas é a melhor opção. Se digitarmos Ana dos Santos (sem aspas), o Google vai buscar resultados para Ana e para Santos. Se digitarmos o nome inteiro dentro de aspas ele buscará sites relacionados com o nome como um todo, aumentando as chances dos resultados da pesquisa serem o que queremos realmente.


Como facilitar a  busca por imagens?

O Google Imagens nos dá algumas opções no botão “Ferramentas de Pesquisa”, como tamanho da foto, cor, tipo de arquivo, etc. Exemplo: ‘cachoeira do sul jpg 500x500’. Entretanto, se quisermos ser ainda mais específicos podemos digitar o tamanho de foto desejado ao lado do termo de pesquisa ou ainda o tipo de arquivo, como png, jpg, etc.


Quais outros filtros usar para refinar as pesquisas?


(-) Com o sinal de subtração é possível procurar sem as ocorrências que se encontram depois dele. Isso facilita a vida de quem procura algo porém recebe muitas propagandas em sua busca. Mas fique esperto: para procurar o sinal de subtração você deve inserir primeiro aquilo que quer encontrar, depois um espaço e então colocar o sinal de subtração colado àquilo que você não quer ver na busca.
(~) É possível usar o sinal til para procurar palavras semelhantes ou sinônimas. Faça a busca da mesma forma que com o sinal de subtração, porém insira o til.
(OR) Para criar pesquisas alternativas insira a palavra OR (ou) entre aquelas que deseja procurar. Com isso, a pesquisa mostrará não apenas resultados de uma ou outra opção, mas o resultado de ambas, porém separadamente e não no mesmo site. Atenção: é necessário usar a palavra entre aspas e o comando OR em letras maiúsculas.


Abaixo de onde digitamos o que queremos saber no Google tem as opções “Pesquisa Google” e “Estou com sorte”. O que significa isso?

A primeira nos leva para os resultados gerais. “Estou com sorte” redireciona para o primeiro resultado da pesquisa, que na maioria das vezes traz as informações mais relevantes. Daí vem a expressão “Estou com sorte”: se o usuário tiver sorte, vai conseguir encontrar o que procura na primeira tentativa.


Se estamos procurando algo e não temos bem a certeza de como se escreve

O Google corrige automaticamente a grafia de todas as palavras, adaptando o que escrevemos para as variações mais comuns delas. Da mesma forma, a pesquisa ignora acentuação, pontuação ou caracteres especiais como @, #, ( ). Existe um truque usando o asterisco, que faz com que ele seja uma espécie de “coringa”: quando não sabemos a letra de uma música, por exemplo, podemos substituir as palavras que desconhecemos por asterisco e o Google vai entender que há algo mais naquele espaço que desconhecemos. Isso serve também para documentos ou qualquer outro tipo de coisa. Ainda em relação à grafia, podemos usar o recurso de pesquisa por voz quando não sabemos exatamente como se escreve alguma palavra.


Como fazer uma pesquisa por voz?


Basta ter um microfone em seu computador e seguir os passos:
Passo 1 – Abra o navegador, acesse a pesquisa na página do Google e clique no ícone de um microfone no lado direito da caixa de pesquisa, ou pressione juntas as teclas Ctrl, Shift e “.”.
Passo 2 – Será aberta uma página com um grande ícone de um microfone vermelho, que irá pulsar na medida em que você falar. Se não estiver pulsando, isso quer dizer que a ferramenta não está captando o som. Fale sempre de forma bem clara.
Passo 3 – Conforme você for falando, o navegador irá interpretar, corrigir e transcrever o que for dito, realizando a pesquisa em seguida.


Mais alguma dica?

É importante que o usuário saiba que os termos usados ao fazer uma pesquisa devem ser os mais diretos possíveis e curtos. O Google não faz diferença entre singular e plural nem entre masculino e feminino.



 

 

 

Fique de OLHO



VOCÊ SABIA?

O Google disponibiliza suas buscas em 146 idiomas diferentes. Entre as opções de escolha inusitadas tem o idioma klingon, famosa língua da raça de aliens do seriado “Star trek” (“Jornada nas estrelas”). Mais de 200 parâmetros são considerados pelo Google para oferecer as melhores sugestões de sites e respostas para uma busca realizada.


 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600