linda insta

Reportagens Edição 80 - maio de 2014

Faça seu filho gostar de LER!


Em meio a tantos jogos eletrônicos, estimular a leitura é um desafio


Certamente, você não precisa pedir para seus filhos baterem papo no computador ou ficarem horas a fio em joguinhos eletrônicos. Isso eles fazem com a mais livre e espontânea vontade. Mas quando o assunto é pegar um livro e ler, a situação muda. Nem sempre é fácil convencer a garotada que a leitura é boa e prazerosa.

Para a criança desenvolver o prazer pela leitura, este momento tem que ser visto como uma hora de diversão. Segundo a psicóloga da Clas Psicologia Caroline Silveira, 28, sendo dois anos de profissão, associar o hábito como uma obrigação fará com que a criança tenha a sensação de que está sendo punida. “A leitura faz parte dos hábitos, onde é adquirido a partir da prática do dia a dia, e o exemplo dos pais poderá ajudar muito para solidificação deste hábito”, diz a psicóloga.

 

 

 

 

Cítia Trevisan, 39, sempre incentivou suas filhas a ler e deu o exemplo lendo perto delas. Nathália, 5, e Isadora, 9, já não precisam mais de empurrão para ter o hábito da leitura, por iniciativa própria buscam seus livros. A foto foi tirada na loja O Livreiro, que tem livros infantis de todos os formatos e para todos os gostos.

 





POR UMA BOA LEITURA

. Segundo Caroline, antes mesmo da alfabetização, as crianças poderão ter contatos com os livros, isso parte dos estímulos e da criatividade dos pais para essa aproximação.

. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

. A criança adquire com maior facilidade e mais rapidamente o desenvolvimento da criatividade, senso crítico, da autoconfiança e da facilidade de captar a dinâmica de todo o mundo que o cerca.

. Preste atenção sempre nos gostos da criança. É importante escolher um estilo de livro que faça parte da faixa etária dela.

. Incentive para ela contar a história e mostrar as ilustrações, proporcionando um momento de troca.

. Leve a criança para visitar livrarias, bibliotecas ou locais onde a leitura é praticada.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600