Reportagens Edição 76 - dezembro de 2013

Comece 2014 sem dívidas!


Para isso, use o 13º de forma consciente

 

Apesar da entrada extra de dinheiro com o 13° salário, é comum já começar o ano-novo cheio de dívidas. Com tantos presentes para comprar e festas para ir, o final de ano muitas vezes acaba pesando no bolso. Entretanto, é preciso ter consciência de que é justamente no início do ano que as despesas aumentam com impostos, como IPTU e IPVA.

Segundo o financiário Fábio Shoiti Kanno, 31, para não cair em tentação e começar 2014 no azul, é necessário planejamento financeiro. “Se possuímos uma organização com as finanças, podemos juntar dinheiro e então negociar melhor a compra de um bem”, diz. Para Fábio, com o 13° salário, a prioridade deve ser o pagamento de empréstimos de alto custo, como o cheque especial e o crédito pessoal. “Caso não tenha dívidas no Sistema Financeiro Nacional, o ideal é investir uma parte deste salário extra em poupança ou produtos com renda fixa, como os certificados de depósito bancário (CDBs)”, fala Fábio.

 




Entre em 2014 com o orçamento no azul



LIVRE-SE DO CHEQUE ESPECIAL


Use em último caso o limite bancário e jamais salde dívidas de outros financiamentos com ele, para não pagar juros sobre juros. As instituições financeiras cobram taxas altíssimas por esse crédito. “O cheque especial também não deve ser usado para compra de algo que seja supérfluo, ele deve ser utilizado somente em casos de emergência”, diz Fábio.



 

PAGUE SUAS DÍVIDAS


Antes de sair gastando e fazendo empréstimos, pague o que deve. Quanto mais rápido você sair do vermelho, menos sofrerá com os juros e as correções monetárias. Usar o 13° para pagá-las é uma boa opção.



 

COMPRE PRESENTES QUE CAIBAM NO SEU BOLSO


Não tente impressionar com presentes caros, se você não tem condições de comprá-los. O que mais vale é a amizade e a intenção em presentear um amigo ou familiar.



 

PLANEJE SUAS COMPRAS DE NATAL


Faça uma lista das pessoas a presentear e dos presentes que pretende comprar. Resista às vitrinas decoradas e não compre por impulso.


 

AMIGO-SECRETO


Se as vacas não estão gordas e sua família é grande, você pode optar pelo amigo-secreto. Às vezes, compramos um monte de lembrancinhas que, se somadas, custam caro, enquanto poderíamos nos dedicar a dar um presente melhor para nosso amigo. O melhor de tudo é que a brincadeira rende a maior diversão!
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 118 - outubro de 2017

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601