Reportagens Edição 70 - junho de 2013

Design estratégico


A arquitetura comercial pode melhorar os ganhos

Quando entramos em um ambiente comercial podemos nos sentir muito bem ao ponto de ficarmos horas ali. O contrário também acontece. Há lugares em que nos sentimos tão mal que chegamos a sentir até dor de cabeça. Segundo a arquiteta Luciane Boeno, 39, 14 anos de profissão, precisamos nos sentir confortáveis. “Quando o ambiente é desorganizado, tem cheiro ou sons desagradáveis, o cliente se afasta e dificilmente volta”, diz.

Todas as boas sensações e impressões podem ser o resultado de um planejamento arquitetônico especializado. Não basta ser bonito, tem que ser funcional e viável financeiramente. De acordo com Luciane, uma simples mudança de cor, da forma de expor os produtos, iluminação correta ou melhor distribuição do mobiliário já impactam no resultado das vendas.

 




“Nesta cafeteria tínhamos a proposta de mudar a cara do negócio sem grandes alterações no edifício. Foram modificadas as cores, a comunicação visual e colocamos mesas no passeio. O projeto foi feito em colaboração com Planobase Lubianca”, diz Luciane.





ALIMENTAÇÃO
“Uma lanchonete fast food deseja que você consuma rapidamente o seu lanche e logo dê seu lugar para o próximo cliente. Então aplica-se cores fortes, iluminação branca e um mobiliário mais duro. Um restaurante gourmet quer que você coma com calma e permaneça no local da forma mais agradável possível. Neste caso, o ambiente será de uma maneira que facilite esta permanência, com iluminação mais amena, cadeiras macias, tudo mais aconchegante”, fala a arquiteta.


LOJAS
“Um erro comum é o excesso de produtos expostos, onde vemos tudo, mas não focamos em nada. Isso tudo dificulta a compra. Estudos realizados no ramo indicam que a decisão de uma compra ocorre nos primeiros segundos quando olhamos uma vitrina, ou seja, se a pessoa perde o interesse rapidamente, a compra não ocorre”, observa.


CONSULTÓRIOS
“Uma sala de espera que passe alguma sensação de abandono, desleixo ou mau gosto pode gerar mal-estar (mesmo que passageiro) num novo paciente que já chega debilitado para o atendimento. Com pequenos ajustes, estes ambientes podem mudar radicalmente e darem mais retorno”, ressalta Luciane.


 


“Aqui a proposta foi dar mais leveza e amplitude, pois o espaço é bastante estreito”, explica a arquiteta.







Os erros mais comuns cometidos ao decorar um espaço comercial


. Iluminação insuficiente ou exagerada em pontos desnecessários;
. Poluição visual na fachada;
. Produtos que estão fora do alcance das mãos dos clientes;
. Vitrinas com roupas expostas no chão, desvalorizando o produto;
. Restaurantes com iluminação que não valoriza a cor dos alimentos.
 

 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601