Reportagens Edição 70 - junho de 2013

Mil em uma


Mulheres que se viram em jornadas triplas contam como dão conta do recado

 

Cuidar da casa, da família, levar os filhos ao colégio, trabalhar fora, estudar, não descuidar das amizades, manter a aparência e saúde em ordem... Ufa, se só de pensar nisso lhe deu um cansaço, é provável que você não pertença a um time cada vez mais numeroso: o das mulheres que não estão nas histórias em quadrinhos, mas que na vida real são verdadeiras heroínas. Entretanto, apesar de louvável essa façanha de manter tudo em ordem, muitas mulheres acabam com seu lado psicológico afetado por não conseguir sempre dar conta desse malabarismo para manter tantos pratos girando no ar. Cumprir três jornadas de trabalho não é fácil para ninguém e, antes de querer vestir a fantasia de Mulher Maravilha, é preciso equilíbrio.


CECÍLIA CHAVES, 43, é um exemplo de Mulher Maravilha do Século 21. Os dias deveriam ter 30 horas para fazer o que ela faz, mas, com as tradicionais 24 horas, Cecília consegue dar seu jeitinho e se virar em mil. Ela é psicóloga, trabalha seis dias por semana com uma jornada de 10 horas diárias, em média. Além de ter sua empresa, a Clas Psicologia, ela dá aulas na Escola de Saúde do HCB e no Seac. Para tantas horas de trabalho e lugares diferentes onde tem que ir, Cecília chega a trocar de roupa três vezes por dia. “Também trabalho com assessoria psicológica nas empresas rurais, então saio de casa de bombacha, quando volto coloco uma roupa mais formal para o atendimento na clínica e à noite uma roupa mais despojada para dar aula”, conta. Nem sempre dá tempo para passar em casa, a solução é ter tudo no carro. “Minha camioneta às vezes parece um armário”, fala. Mas sua rotina não para por aí. Além da agenda que tem na cidade, a psicóloga faz palestras pelo estado e uma vez por semana atende pacientes em Agudo, onde tem uma filial da Clas. O mais incrível é que ela está sempre pronta para trabalhos voluntários. “Costumo dizer que não trabalho, pois amo tudo que faço e adoro todos os meus dias”, diz. Todos os compromissos de trabalho, cursos de aperfeiçoamento que faz e as longas horas que está envolvida com tudo isto não impedem que ela esteja sempre bem cuidada. “Faço academia duas vezes por semana, acordo às 6h30min e vou malhar. Também faço pilates uma vez por semana”, observa.


Viver de bem com a vida é o lema de Cecília. Seu segredo para tanta disposição é fazer tudo com muito dinamismo e ser sempre feliz em tudo que faz. “Eu me amo e assim consigo amar mais as pessoas importantes na minha vida”, fala. Cecília é casada com Clovis Jaeger, 44, e tem três filhos, Caroline, 18, Leonardo, 15, e Mathias, 5. Sem se descuidar também da família, ela acha tempo para tudo e tem no marido um grande aliado. “Meu marido é fundamental para o meu sucesso profissional, ele me ajuda em tudo”, conta.


A psicóloga, que é também presidenta da Cacisc, rotariana e conselheira da Associação dos Psicólogos de Cachoeira do Sul, orgulha-se em dizer que se sente uma heroína, e uma das coisas que mais marcou sua carreira foi o reconhecimento que teve quando recebeu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em nível nacional. “Contaram minha história e me dei conta de tudo que faço e do quanto eu me dedico”, lembra.

 

Cecília se divide em mil para realizar tudo que se propõe



Crédito: Niágara Opção 3

 

 

 




NEUSA LUCHSINGER BLAYA, 67, é uma avó coruja com os quatro netos e orgulha-se em falar deles. Mais do que isto, é uma pessoa superativa. Entrou na faculdade para cursar Direito com 50 anos e fala com carinho das amizades que conquistou nessa época. “Tenho muitos amigos jovens”, conta. Além disto, ela é gerente da Padaria do Comércio e membro atuante da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Dedica-se a tudo e ainda tem um tempo para cuidar da casa, da família e dos netos. É uma Mulher Maravilha!
Para ela, beleza não tem segredo. É o bom humor e a alegria de viver que fazem com que a pessoa brilhe. Neusa é uma mulher moderna e está sempre atualizada. Cuida do corpo fazendo caminhadas pela manhã e sempre reserva uma hora para ir ao salão de beleza. “A mulher de hoje precisa ter a doçura de antigamente, saber cuidar da família e ao mesmo tempo ser produtiva, trabalhar e ter atitude”, fala.
Neusa, que é casada com Nelson, 69, e mãe de Denise, 47, e Rafael, 42, diz que coloca a família acima de tudo. “Eu escolhi ser uma pessoa que trabalha bastante, mas nem por isto descuido da minha família”, diz. O grande segredo para conciliar tudo é ter organização. “Organizo a minha semana, meu dia e minha hora. Assim é possível cuidar de tudo”, conta.

 

“Meu caminho é divertido, e isso me deixa uma mulher madura que se sente jovem”, Neusa

 

 

 

 

 





MARISA ROSSETTO SILVA, 48, também dedica-se ao trabalho, à família e ainda acha um tempinho para cuidar dela. Apesar de ser formada em Letras, decidiu seguir o ramo da fotografia. “Adoro meu trabalho. É ótimo registrar os momentos felizes das pessoas”, diz. Marisa e seu marido, José Eduardo, 53, são diretores da JE Mídia Visual e têm três filhos, Alana, 26, Artur, 23, e André, 19.
Marisa admite não ser fácil cuidar da casa, trabalho e filhos ao mesmo tempo, mas sempre conseguiu conciliar tudo da melhor forma. E quando precisa trabalhar à noite em eventos com o marido, aproveita a oportunidade para se divertir também. “Adoro dançar e algumas vezes, após realizar o trabalho, aproveitamos o final das festas para dançar. Nestas horas conseguimos fazer registros de momentos descontraídos, e os clientes adoram”, fala.
No dia a dia, Marisa costuma ser mais básica. Usa uniforme e não dispensa um batom com fator de proteção, lápis nos olhos, um perfume especial e hidratante para rosto e mãos. Para ela, o maior segredo de beleza é estar sempre de bom humor e cuidar do corpo. Para isto, ela vai ao salão todas as semanas, tem uma alimentação saudável, toma uma taça de vinho à noite e faz ginástica em casa enquanto assiste à televisão.
Para Marisa, o importante é ser feliz, ter a consciência tranquila e fazer o bem. “Não devemos só pensar no dinheiro, e sim correr para a felicidade encontrada em pequenas coisas, como amigos e família”, fala. Ela ainda curte tudo que faz e aproveita para viajar e conhecer lugares bonitos com a família sempre que consegue um tempinho.

 

Marisa: bom humor sempre e muita simpatia



Foto: JE Mídia Visual




 

IONE TERESINHA DOS SANTOS DA ROSA também é representante do time das mulheres maravilhas. Sempre com um sorriso nos lábios, ela encanta a todos com sua simpatia. Mãe de Pedro, 6, e casada com o administrador de empresa do setor orizícola Daniel Choairi, 46, ela encontra na família o apoio para a rotina agitada do dia a dia. Sempre animada e de bem com a vida, ela acredita que o importante é ser quem somos. “A vida é efêmera, o mais importante é aceitar-se e ser feliz sempre”, fala.
Formada em Pedagogia, Ione já trabalhou em escolas da cidade, na Secretaria Municipal de Educação e na Apae. Atualmente, está no Arquivo Histórico, trabalhando como assessora técnica e administrativa. Além do compromisso profissional, está sempre pronta para trabalhos voluntários e engajada em atividades como o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (Compahc). Como a vida não é só trabalho, ela arruma um tempo para o seu grupo de amigas, que chama de “reunião de mulheres”.
Neste mês de junho, Ione completa 44 anos de idade e, para se manter jovem e bela, ela usa filtro solar, gloss para dar cor e hidratação aos lábios e esmalte para ter as unhas sempre bem pintadas. Quanto à alimentação, admite ser comilona. “Quando abuso em um jantar, por exemplo, no dia seguinte procuro comer mais frutas e, desta forma, mantenho um equilíbrio”, fala. Atividades físicas, como rústicas e corrida de rua, também fazem parte da sua rotina e faz com que se sinta mais jovem.
 

“A vida é efêmera, o mais importante é aceitar-se e ser feliz sempre”, Ione

 


Foto: Niágara Opção 3








 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 118 - outubro de 2017

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601