Reportagens Edição 67 - março de 2013

Que pepino, hein!


Nas horas livres, o empresário Antônio Bartz se dedica a fazer conservas do fruto

 

Se no dicionário pepino é sinônimo de situação de difícil solução, para Antônio Bartz quer dizer saída para as horas de tédio. Isso porque o empresário de 65 anos tem um hobby um tanto quanto inusitado: fazer conservas com o fruto para consumo familiar e também para presentear os amigos.

Quem o vê em sua loja trabalhando como administrador de negócios não imagina que, para aliviar a tensão do dia a dia, a sua receita é ir à feira - pois não dispensa os frutos fresquinhos e colhidos recentemente -, escolher os mais belos pepinos, encarar uma cozinha com direito a avental e tudo e dar início ao preparo de suas conservas. “As conservas são tradição na família. A primeira a fazer foi minha mãe, dona Elsa, e logo minha irmã Antonieta. Elas fizeram por muito tempo”, conta. Após anos observando a técnica, ele resolveu arriscar e garante que agora acerta em cheio a receita.

CONSERVAS PERSONALIZADAS – Orgulhoso do resultado de seu trabalho, Antônio decidiu que não o faria só para a família, mas também para presentear amigos. Volta e meia ele prepara uma conserva com destino especial. Mas não pense que ele chega assim, com um simples vidro de pepino em mãos. Antônio faz questão de personalizar suas criações. Ele mesmo faz os rótulos personalizados para suas conservas.




Bem-humorado, Antônio criou uma logomarca para suas conservas: Pepinos Dureza

 

 


 

 

Apesar de não estar participando da seção Linda na Cozinha, Antônio Bartz aceitou compartilhar a receita de suas conservas de pepino. Confira o passo a passo:


1 Esterilize os vidros e tampas, fervendo no mínimo 5 minutos.

2 Junte 5 quilos de pepinos e lave um a um.

3 Corte cebola em fatias e as deixe separadas.

4 Corte pimentão vermelho e amarelo e deixe separado.

5 Pegue pimenta do reino e deixe separada.

6 Comece a colocar os pepinos nos vidros. Também a pimenta do reino, os pimentões e a cebola. A quantidade dos temperos é a gosto da pessoa.

7 Prepare a salmoura nas seguintes proporções. Para 10 vidros, 3 copos d’água de vinagre de álcool, 3 colheres de sopa rasa de sal e 1 chaleira de água fervendo. Misture a água ao sal e depois ao vinagre.

8 Coloque a salmoura nos vidros, deixando um pequeno espaço até a tampa. Feche bem os vidros, apertando a tampa.

9 Coloque os vidros numa panela com água. Cuide para que cubra quase todos os vidros. Coloque um pano no fundo para evitar que estourem os vidros, deixando ferver por no máximo 7 minutos. Deixe na panela até que a água esfrie.

10 Coloque uma etiqueta com a data em que foi feita a conserva.
 

 



 

 

 

 

 

 

 

Antônio Bartz é um dos mais tradicionais empresários de Cachoeira do Sul. Diretor da Loja Bartz, ele costuma circular nas rodas sociais e também em eventos que abranjam o comércio da cidade. Ele é casado com Ana Lucia Carvalho, 65, pai de Alexandre, 41, Mateus, 33, e Gustavo, 31.

 

 

 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601