Reportagens Edição 65 - dezembro de 2012

Rotina alterada


Nas férias escolares, flexibilizar os horários é fundamental

 

Em época de aula, os pais fazem o maior esforço para que a rotina da família funcione de forma correta no dia a dia. Dormir no horário certo, acordar cedo, ter um tempo para fazer as lições da escola. Já nas férias, é difícil manter tudo sob controle, mas será que precisa ser tão rígido? Para a pediatra Josane de Freitas, 52 anos, sendo 26 de profissão, os horários dos baixinhos podem ser mais flexíveis, afinal, as férias são para serem curtidas e para servirem como uma fase de descanso após um ano de atividades. Descubra como flexibilizar os horários com seis dicas da pediatra Josane.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

Dormir mais –
Vale acordar mais tarde, como às 9h da manhã, e dormir também mais tarde, por volta das 23h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

Fazer substituições – É importante trocar a lição de casa por tarefas do lar. Assim a criança se torna mais responsável e se desenvolve melhor. Não precisa ser nada que exija muito esforço, basta dar comida para o cachorro ou regar as plantas, ou quem sabe colocar a mesa. Tudo isso já estimula a criança a ter várias funções, além das que já possui.

 

 

 

 





 

 

 

 

3

Apresentar novidades –
Nesse período, podem ser apresentadas comidas que as crianças ainda não tinham experimentado. Caso haja rejeição, as férias é um momento ideal para que os pais descubram o que pode e o que não pode.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

Diversão em família –
As férias devem ser para os reencontros familiares, para reforçar os laços com os irmãos, pais, avós e tios, e deve ter sempre um tempo livre para brincar, comer, assistir mais televisão, mas também de ensinar os compromissos que a vida exige. O ideal é ensinar a conciliar a diversão com coisa séria.

 

 

 

 

 





5

Na praia –
Os pais devem contribuir para que as férias sejam um momento de descontração junto com a família, então é preciso que dividam o tempo para cuidar dos filhos e não esqueçam do horário de levar os pequenos para a praia, que é das 9h até as 11h. À tarde, a partir das 16h.



6

Hora de voltar às aulas –
Pelo menos uma semana antes de voltar à rotina normal, os pais devem acostumar os filhos a acordar no horário certo. Mesmo ouvindo reclamações, que, no início, são normais, é importante voltar antes para  não ter problemas na hora de ir para a escola.






 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601