linda insta

Reportagens Edição 65 - dezembro de 2012

O fim da bagunça


Seu guarda roupa vive desorganizado? Aproveite a chegada do calor para colocá-lo em ordem

O verão deu as caras de vez. Hora de deixar à vista no armário somente as roupas mais curtas e frescas. Entretanto, manter um roupeiro organizado e pronto para atender as necessidades de cada um na correria do dia a dia não é tarefa fácil. A consultora de moda Ivana Martin, 48 anos, sendo 10 de profissão, ensina como ter um guarda roupas arrumado em seis passos.



Passo 1 - Limpe todo o armário. Umedeça um pano com uma solução de água e três colheres de chá de vinagre e passe dentro do móvel.

Passo 2 -
Desfaça-se das roupas e calçados que você não usa, que não servem ou que simplesmente você não gosta mais. Mas como dar adeus àquele casaco que você adora, mas não usa há alguns invernos, nem usou neste último?

Passo 3 - É importante colocar a maior quantidade de roupas possível em cabides, o que auxilia na identificação visual e também facilita a distribuição no espaço. Na hora de pendurar as suas roupas, pendure por categorias. Comece com blusas, depois as camisas e logo depois as saias e calças. Por último vêm os vestidos.

Passo 4 -
Organize as suas roupas por ordem de cor, ou seja, comece pelo branco, depois vá para as roupas médias e deixe as escuras e estampadas por último.

Passo 5 -
As gavetas são mais fáceis de bagunçar, então é mais adequado deixar para as roupas íntimas, biquínis, acessórios e roupas que não amassam. Se o armário não tiver divisórias adequadas, utilize caixas organizadoras, cestas ou prateleiras. Procure separar as roupas por estação. Agora no verão, deixe as peças mais fresquinhas em um fácil acesso e guarde as roupas mais pesadas para não ocupar espaço. No inverno, inverta as posições.

Passo 6 -
Anéis, brincos e relógios ficam em gavetas rasas com divisórias, em caixas ou bandejas. Uma boa ideia é colocar brincos e anéis em uma fôrma de gelo dentro da gaveta. Organize bolsas, uma ao lado da outra, em prateleiras, para facilitar a visualização.

 



 



Para acabar com a umidade – Coloque cal virgem em pequenos potinhos de vidro tampados e espalhe-os pelos cantos do guarda-roupas.
 
Chega de bichos –
Evite cobrir prateleiras ou gavetas com papel, pois atrai cupim, formiga e barata e ainda absorve umidade, criando bolor. Não use saquinhos de TNT ou de plástico para proteger as roupas, pois eles as contaminam. Prefira fazer capas com lençóis ou fronhas velhas.
 
Para tirar o cheiro de guardado das roupas –
Esse cheiro pode ser causado por roupas entulhadas, guardadas sem lavar ou lavadas com amaciante em excesso. O uso de sabonetes para perfumar armários não é indicado, porque o produto é diluído pela umidade e também atrai formigas, baratas e cupins. Os sachês, com o tempo, perdem o odor. Uma dica é pingar três ou quatro gotas de perfume em bolinhas de algodão e distribuí-las pelo móvel. Sempre que o cheiro sumir, repita a aplicação, aproveitando o algodão.



 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600