Reportagens Edição 65 - dezembro de 2012

Bem-vindo, 2013!


Não custa dar uma mãozinha para começar o ano com energias positivas


Se tem uma data carregada de superstições, essa data é o ano-novo. Cercada de expectativas, a virada da última folha do calendário é vista por muitos como uma oportunidade de deixar tudo o que não foi bom para trás e poder começar tudo novamente. Vestir branco traz sorte? Amarelo garante dinheiro? E pular as sete ondas é garantia de um bom ano? Tudo depende da crença de cada um. Para dar uma mãozinha para a sorte, muitos têm seus próprios rituais e simpatias na ponta da língua para a noite do dia 31 de dezembro.

 

 

 

 

“No dia 31 de dezembro, faço todos os meus familiares escreverem seus desejos para o novo ano. Depois, abro um espumante, brindamos e colocamos todos os desejos dentro da garrafa vazia. Então, jogo a garrafa no mar na hora da virada. Faço isso porque faz todas as pessoas pensarem e planejarem as coisas boas que pretendem alcançar no ano novo. Assim, seja pela fé, pelas energias positivas ou pela força de vontade, há mais chances de acontecer”. Mariana Tarasconi, 31 anos, empresária

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Cada um tem o seu ritual para trazer energias boas para o ano que está por vir. O meu geralmente é pedir que toda a família vista roupas brancas, para que o ano que se aproxima nos tragas bons fluidos e muita paz, que é o que mais precisamos. Sempre um pouco antes da meia-noite, coloco uma nota de dinheiro, de preferência alta, dentro do sapato, para que meu trabalho sempre traga bons frutos”. Vagner Borba, 31 anos, advogado e corretor de imóveis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Desde a infância, fui habituado a usar roupa branca, e mantenho este costume até hoje, pois é a cor para atrair paz durante o ano inteiro. Na ceia, não pode faltar lentilha, que sempre separo 12 grãos e guardo durante o ano inteiro na carteira para trazer prosperidade. Assim, cada grão representa um pedido para cada mês do ano”. Sandro Rodrigues Júnior, 26 anos, cabeleireiro e maquiador

“Tenho sempre o costume de passar a virada na praia, pois acredito que traga boas energias. Além disso, pulo as sete ondas no mar, e a cada onda faço um pedido. Também acredito que a carne de porco traz sorte, pois o animal anda para frente e nos leva sempre a buscar coisas melhores para o futuro. Uso sempre o tradicional branco com uma peça amarela, que traga dinheiro para o próximo ano”. Vitória Wioppiold Almeida, 15 anos, estudante




VOCÊ SABIA



Acender velas na areia da praia após a contagem regressiva para o próximo ano e pular as ondas do mar. Você sabia que essas crenças vêm da cultura africana?
 
Pular as sete ondas significa cortar obstáculos materiais e espirituais, sob a bênção de Iemanjá - divindade rainha das águas e mãe de todos os deuses africanos. Cada pulo deve ser acompanhado por um pedido. Para os mais crentes, oferendas de flores e outros mimos tendem agradar à deusa e garantir sua simpatia.
 
A água, presente na maioria dos rituais de ano-novo, traz consigo a purificação. Banhos de sal grosso, do pescoço para baixo, prometem limpar o corpo e a alma.

 

 

 

 

 

ESCOLHA A SUA SIMPATIA



Entre tantas simpatias e rituais espalhados por aí, LINDA fez uma lista para ajudar a atrair o que todos mais querem:


FELICIDADE

Comece a usar, a partir do dia 28 de dezembro, um par de meias brancas novas. No quarto dia, coloque a meia do pé direito no sol. Depois, atire-a longe. Cuidado para ela não cair em nenhum lugar úmido. À meia-noite do dia 31, coloque a meia do pé esquerdo ao luar e depois jogue longe, dizendo: “Minhas meias foram longe. Não têm teia, nem idade. Se elas se foram, porque se foram, virá a felicidade. Assim seja”.


AMOR


Para arrumar um amor, vista uma roupa rosa bebê e amarre uma fita de cetim da mesma cor no braço direito na virada do ano. Se tiver uma pessoa em mente, escreva o nome dela inteiro na fita. Acenda uma vela branca de sete dias sobre um pires branco cheio de açúcar e mel. Enquanto isso, reze um Pai-Nosso mentalizando um novo amor. Para quem já tem um amor e quer mantê-lo, a simpatia é: use uma fita vermelha no cabelo na noite do ano-novo ou convide seu amor para um banho morno com pétalas de rosas vermelhas. Para ajudar ainda mais, use roupas na cor vermelha ou rosa.


DINHEIRO

À meia-noite, coma 12 sementes de uva verde e uma de romã. Vista uma roupa de cor amarela ou dourada para ajudar a atrair mais dinheiro. Outra dica é jogar moedas da rua para dentro de casa.


PROSPERIDADE


Prepare um vaso, preferencialmente dourado, amarelo ou verde, enchendo-o com água e misture a ela uma colher de mel e uma colher de noz-moscada. Então, coloque nesse vaso três girassóis e três rosas amarelas. Deixe o vaso como parte da decoração no local em que você preferir e troque os ingredientes todas as quintas-feiras.


SAÚDE

Passe a meia-noite com uma noz no bolso ou, se você não tiver um bolso, na mão. Antes um pouco da meia-noite, mentalize que todos os males físicos que você possa ter estarão sendo guardados dentro daquela noz. Depois da meia-noite, jogue a noz no lixo e diga a frase: “Todo o mal vai pro lixo e está fora de mim”.



 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601