Reportagens Edição 64 - novembro de 2012

Chega de correria no final de ano!


Siga as dicas sobre como programar as semanas que restam para organizar festas, presentes e viagens

Chega novembro e o clima de final de ano já pode ser sentido por todos os lados. Essa é a época ideal para pensar nos preparativos das comemorações de Natal e Ano Novo. Tudo para evitar aquela correria tradicional e poder aproveitar melhor esse tempo de confraternizações e reflexões.


Festejando


As confraternizações de Natal e Ano Novo são momentos marcantes, por isso anfitriões das festas acabam se sentindo responsáveis pela alegria dos convidados. Não é possível providenciar a ceia com muita antecedência, mas alguns detalhes relacionados aos encontros já podem ser planejados e executados. “Se deixar tudo para a última hora, no momento de festejar o anfitrião vai estar exausto e insatisfeito”, ressalta a administradora Adriana Porto, 41 anos, sendo 17 de profissão. O primeiro passo é elaborar a lista de convidados. Depois é hora do cardápio. Definido o que será servido é possível fazer as encomendas com doceiras ou restaurantes, além de providenciar itens de mesa como talheres, pratos e guardanapos. É importante lembrar que o anfitrião pode contar com a ajuda das pessoas mais próximas, tanto em relação a empréstimo de louças quanto na elaboração de pratos e sobremesas.


Vai viajar?


O ideal é que as viagens de Natal e Réveillon sejam planejadas desde o início do ano. Quem deixa para pensar em passagens e reservas de hotel na última hora pode colocar em xeque aquele roteiro dos sonhos e pagar um alto preço para passear. Ainda é possível encontrar pacotes de viagem para o final do ano, mas os clientes precisam saber que as opções ficam mais limitadas com a proximidade das festas. “É importante ter em mente que de nada adianta relaxar em uma viagem mal programada, se estourar o orçamento e na volta tudo virar em dor de cabeça para conseguir pagar as dívidas”, ressalta a administradora.


Hora de presentear


Fazer uma lista de presentes – com o nome de quem será presenteado e com o que. Ela será a grande aliada na hora da maratona de compras. “É importante pesquisar valores e descontos para não exagerar nos gastos. Não caia na tentação de gastar mais do que o previsto”, orienta Adriana. Antecipar-se é fundamental para evitar o estresse das lojas lotadas, trânsito caótico e preços mais altos. As vantagens de começar a comprar cedo é que os preços são mais baixos. O melhor é começar a comprar a partir de agora, pois os preços são mais razoáveis. É importante fazer listas para tudo e saber o preço de cada item para não ser surpreendido quando chegar no caixa.


O dinheiro

O mês de dezembro é marcado por festas e comemorações, mas também costuma ser um período de muitos gastos. É importante manter os pés no chão e se planejar para evitar começar o ano novo envolvido com dívidas antigas. Elaborar um orçamento, fugir dos parcelamentos e utilizar o 13o salário de forma adequada ajuda a começar esse novo período de forma tranquila e sem pendências financeiras.


 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601