linda insta

Reportagens Edição 64 - novembro de 2012

Cada dia mais independente


Quando chega a hora dos pequenos começarem a se virar sozinhos

É difícil para muitos pais aceitarem que a época de ter os filhos sempre sob seu olhar passa rápido e que cada vez mais cedo eles vão garantindo sua independência. De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta Rose Mary Trombini Caldas, 53 anos, sendo 28 de profissão, aos poucos, a criança vai aprender a fazer cada vez mais coisas sozinhas, desde pegar o prato de comida até se vestir sozinha. “Os pais devem incentivar pelo esforço que ela fez e estimulá-la a tentar sempre mais. Não corra para ajudar, dê tempo suficiente para ela fazer sozinha, no seu ritmo”, ensina.


Comer sozinho

Com 1 ano, seu filho é um craque em apanhar os alimentos com a mão. Mais seis meses e você pode apresentar a ele a novidade de fazer o mesmo com a colher. Primeiro, a criança vai se familiarizar com a colher, aprender a manipulá-la e entender para que serve. Depois, vai conhecer os alimentos e se lambuzar, o que é normal. Por volta dos 3 anos, estará comendo sozinho.


Dormir na casa de um amiguinho

Se a criança é independente e capaz de dormir sozinha, dará sinais que está pronta. Há crianças que por volta dos 4 ou 5 anos ficam bem na casa do amigo. Por outro lado, algumas com 9 anos não se adaptam.


Banho

A partir dos 3 anos, a maioria das crianças já consegue entender noções de higiene e se ensaboar. Porém, só por volta dos 5 ou 6 anos o pequeno terá mais autonomia para fazer a tarefa sozinho. O pai ou a mãe deve acompanhá-lo e, ao final do banho, dar uma repassada no cabelo e em outras partes do corpo, já que a supervisão dos pais vai continuar por um bom tempo, até por volta dos 11 ou 12 anos.


Dar mesada

Determinar alguma atividade para o filho fazer em casa pode ser um dos métodos para introduzir a mesada como forma de recompensa, para que a criança se acostume com a ideia de receber algo em troca da prestação de algum serviço. A recomendação é que a mesada seja feita de acordo com a idade, começando com um valor pequeno e podendo aumentar de acordo com o cumprimento de algumas tarefas.


Quando deixar escolher as suas roupas

A partir dos 2 anos, a criança demonstra vontade de se vestir sozinha. Não se desespere se ela fizer combinações estranhas ou colocar peças de roupas do lado contrário. Ensine que as etiquetas ficam para trás, os desenhos na frente e, nos tênis, o desenho fica do lado de fora. O uso do velcro facilita a colocação de sapatos para crianças pequenas.


Quando deve dar o celular

Antes dos 7 anos, o celular costuma ser um brinquedo qualquer. A idade para ganhar o aparelho varia. O correto é avaliar se o aparelho é necessário ou não. Se o seu filho dorme na casa dos amiguinhos ou fica sozinho em alguma atividade extra, talvez seja a hora. Porém, é necessário controlar para onde seu filho leva o celular. Deve-se ensinar a importância dele e os riscos de perdê-lo. Para controlar os gastos e ensinar a criança a administrar as ligações, até os 10 anos, cerca de R$ 20,00 são suficientes. Dos 10 aos 14, pode-se acrescentar R$ 10,00 a essa quantia.


 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600