linda insta

Reportagens Edição 63 - outubro de 2012

Será que é verdade?


Um e-mail que está circulando pela internet traz informações que podem ser úteis e que a maioria desconhece. LINDA conversou com quem entende do assunto e revela o que é verdade é o que é mito.


Certidões

O QUE O E-MAIL DIZ – Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento ou de casamento não precisa ir ao Cartório e esperar em uma fila. Basta acessar o cartório eletrônico. Ele funciona  24 horas por dia e também serve para solicitar cópias de certidões de óbito e imóveis.
VERDADE – Segundo o registrador civil Clovis Alberto Limberger Hann, 47, é possível sim acessar a qualquer hora do dia um cartório on-line (www.cartorioonline.com.br) . Porém há desvantagens, como o valor. Para adquirir a certidão pela internet é necessário pagar o dobro pelo serviço. “A segurança também não é garantida, pois esses serviços são prestados por uma empresa privada, ou seja, qualquer um pode se habilitar a fazer o trabalho. Já com o cartório físico é diferente, há pessoas especializadas trabalhando”, ressalta. Segundo Clóvis, o cartório convencional também oferece facilidades, como a possibilidade de solicitar documentos por e-mail para serem entregues via correio no endereço escolhido.




Auxílio à lista

O QUE O E-MAIL DIZ – Quando você liga para consultar a lista telefônica para o 102 a ligação não é gratuita.
VERDADE – Segundo a agente de call center da Oi Telefonia, Ana Neide,  por esse serviço é cobrada uma taxa de R$ 2,66 por minuto. Para consultar a lista gratuitamente é preciso ligar para o 0800-2800102. Nesse número o serviço só é oferecido durante o horário comercial.



Queda de cabelo

O QUE O E-MAIL DIZ –
Não existe tratamento eficaz para queda de cabelo. Há pessoas que tomam Finasterida e o cabelo continua caindo ou faz tratamento a laser e os fios não crescem nada.
VERDADE – Segundo a cabeleireira Flaviane Bragamonte, 40, apesar de já existirem produtos eficazes contra a queda capilar, não há como fazer uma afirmação de que nunca mais haverá queda, pois existem diferentes fatores causadores, como estresse e genética.



Multa de trânsito

O QUE O E-MAIL DIZ – No caso de multa por infração leve ou média, se você não for multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar a multa. É só ir ao Detran e pedir o formulário para converter a infração em advertência. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.
MITO – O professor do CFC Pedro Rovane, 50, confirma que há um pedido a ser feito para transformar a multa em advertência e, se for entendido que é uma medida educativa, aí sim não paga nada, mas também não perde pontos na carteira.



Documentos roubados

O QUE O E-MAIL DIZ – Através do boletim de ocorrência, a segunda via é gratuita.
VERDADE – Segundo o escrivão de Polícia João Alexandre Bittencourt, 41, em caso de roubo ou furto de documentos, mediante a apresentação do boletim de ocorrência, é um direito solicitar a segunda via de documentos, como carteira nacional de habilitação, carteira de identidade e licenciamento anual de veículo, gratuitamente.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600