linda insta

Reportagens Edição 62 - setembro de 2012

Planta certa


Conheça as folhagens ideais para cada estilo de vida, de acordo com informações do arquiteto e paisagista Henrique Witeck, 51 anos, 25 de profissão.







Para quem trabalha fora

As calandivas, kalanchoes, antúrios e palmeiras ráfias são plantas que exigem menor manutenção e por isso as mais indicadas. Elas em geral podem ficar parte do dia no escuro, mas nunca o dia todo.













Para quem é dona de casa


Para quem fica mais tempo em casa não há restrições específicas. Samambaias e avencas são uma boa opção. Além das plantas conhecidas, é bom investir nos temperos como salsa, cebolinha e sálvia. Eles exigem regas periódicas e maior manutenção de limpeza.

 












Para quem tem crianças

O ideal é não ter plantas como o comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, coroa-de-cristo e urtiga, por apresentarem componentes tóxicos, que podem ser prejudiciais à saúde caso a criança venha a ingerir.




Para quem tem animal de estimação

A regra é a mesma de quem tem crianças. Além disso, outra dica é cultivar as plantas em vasos, fora do alcance dos animais, para que eles não as danifiquem urinando, comendo ou cavando.






Para quem viaja muito

Ter um canto verde em casa é possível até para quem sofre com falta de tempo. Basta escolher as espécies de acordo com esse perfil. O aconselhável é ter plantas que não exijam muita manutenção e que resistam a ficar presas dentro de casa. A zamioculca, por exemplo, pede regas de 15 em 15 dias e suporta ambientes escuros por bastante tempo. Os cactos e suculentas também possuem as mesmas características, porém necessitam de muita claridade e ventilação.









É necessário conhecer e respeitar as particularidades de cada planta. As floriculturas fornecem boas orientações. Além disso, pesquisar na internet, em sites confiáveis, também pode ajudar.







“Ter em mente o tempo que disponibiliza para cuidar das plantas é uma das dicas na hora de escolher a que vai ser levada para casa”, Henrique Witeck.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600