linda insta

Reportagens Edição 53 - novembro de 2011

Cachoeira é tudo de bom!


Sob o olhar de quem morou em outros lugares e hoje vive aqui, é possível perceber o que a cidade tem de melhor

Não é raro, nas rodas de conversa, ouvir queixas sobre Cachoeira do Sul – Essa cidade não tem opções de lazer, faltam empregos, é preciso mais oportunidades. Esses são apenas alguns dos problemas relatados. Entretanto, poucos param para analisar tudo o que o município tem de bom para oferecer. “Defeitos, todos os lugares têm, até mesmo os mais desenvolvidos”, diz o promotor de Justiça João Ricardo Tavares, 41. Apaixonado por Cachoeira, ele não se cansa de lutar por causas que envolvam a cidade, como a batalha pela vinda de uma extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para cá.
Com a propriedade de quem morou fora por um tempo para estudar e retornou para alcançar o sucesso profissional e constituir sua família, ele diz que uma das grandes qualidades da cidade é a segurança que oferece aos seus moradores. “Cachoeira é muito pacífica, uma das menos violentas do estado”, diz João Ricardo. Outro ponto importante lembrado por ele é o baixo custo de vida. “Em cidades vizinhas, encontramos um custo de vida bem mais elevado do que o que temos aqui”. A
saúde também merece destaque. “Temos na cidade um hospital de excelente qualidade e que está em constante melhora, o que garante tranquilidade aos moradores na questão saúde”, ressalta o promotor.
CULTURA – O lado cultural também tem sido muito valorizado. “Temos a Biblioteca Pública Municipal com um grande acervo, além de diversos outros eventos como a Feira do Livro, que tem grande destaque todos os anos na cidade”, lembra. O município também ostenta o título de Capital Nacional do Arroz e sedia a Fenarroz, o maior evento orizícola das Américas. “Por fim, entre tantas outras, uma questão que merece destaque é a solidariedade da população, sempre engajada com as causas sociais e que luta pelo crescimento e desenvolvimento da nossa Cachoeira”, diz ele que é exemplo de amor pela cidade.


“Cachoeira do Sul é uma cidade com um grande potencial, ela só precisa que acreditem um pouco mais nela”, João Ricardo





LINDA conversou com pessoas que já moraram em outras cidades ou até mesmo naturais de outros municípios para saber por que para eles Cachoeira foi a cidade escolhida para viver. E você, o que vê de bom no município?










SAÚDE

“Não trocaria Cachoeira por outra cidade. É um lugar ótimo de se morar e o ponto que considero mais importante é a saúde. Já morei em Santarém (PA) e lá a saúde era precária. Mesmo com tanta reclamação em relação a esse ponto, somos muito privilegiados e devemos dar mais valor para nossa cidade”.
Tânia Regina Oberdick, 42, comerciante










BAIXO CUSTO DE VIDA

“Sou natural de Cachoeira e por concentrar a maioria dos parentes e amigos acaba sendo uma cidade muito acolhedora. Um município interiorano que não é violento e que oferece um baixo custo de vida aos seus habitantes. Morei alguns anos em outra cidade, mas atualmente não tenho planos de ir embora daqui”.
Tiago Dutra, 34, comerciário










LOCALIZAÇÃO

“Morava em São Gabriel e optei por Cachoeira tanto pelo lado profissional, como pessoal. Percebi que a cidade tinha muito a crescer e que ofereceria para minha família uma ótima qualidade de vida. Um ano depois de estar morando aqui, isso só se confirma. Uma cidade ótima para se morar, bem localizada e com um povo muito receptivo”.
Vanessa Müller Machado, 29, empresária









TRÂNSITO CALMO

“Sou natural de São Paulo, mas já moro aqui há mais de 20 anos. O bom de morar em Cachoeira é não ter que enfrentar todo o caos de uma grande cidade: trânsito caótico, filas imensas em todos os lugares e, claro, a insegurança. A tranquilidade que temos aqui significa qualidade de vida, por isso Cachoeira para mim é tudo de bom”.
Benedito Caldas, 56, cirurgião-dentista









OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

“Sou natural de Bagé e morei aqui durante um tempo, mas depois fui para Porto Alegre estudar. Há dois anos voltei e, ao contrário da maioria das pessoas, foi por uma melhor oportunidade profissional. Sempre tive o sonho de ter meu próprio negócio e na capital com certeza seria bem mais difícil. Hoje não penso em trocar de cidade”.
Gerusa Lemos Dalla Nora, 29, fisioterapeuta











QUALIDADE DE VIDA

“Nasci aqui e morei alguns anos em Porto Alegre para estudar. Voltei em 1994, pois sempre gostei da cidade, é um lugar excelente para se viver. Aqui temos grandes possibilidades de negócio, pois o município está em grande expansão. Não trocaria Cachoeira por outra cidade, gosto muito de morar aqui”.
José Alberto Aued, 57, engenheiro












SEGURANÇA

“Cachoeira tem as vantagens de uma cidade pequena. Como mais segurança, mais tranquilidade, sem a correria das grandes cidades. Sobrando assim, mais tempo no dia-a-dia para estreitar as relações familiares e de amizade. Sou natural daqui, mas já morei em outras cidades. Voltei em 2009 e o que mais valorizo em nossa cidade é esta maravilha que é o Rio Jacuí, que possibilita muitas atividades de lazer para todos”.
Greice da Silva Bernardi, 28, fisioterapeuta









TRANQUILIDADE

“Eu que já morei em outras cidades do interior de São Paulo, com porte similar ao de Cachoeira, posso afirmar que povo acolhedor como esse é difícil de encontrar. Uma cidade tranquila, de fácil adaptação, que adotei como minha. Não pretendo mais ir embora, adoro morar aqui”.
Amélia Peres, 46, empresária.












EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600