Cozinha EDIÇÃO 46 - ABRIL 2011

Meu lombo de bacalhau gratinado é 10


Conhecido pelos amigos como um verdadeiro chef de cozinha, Valter Trindade orgulha-se do talento que tem com as panelas. Aos 54 anos, o agropecuariasta tem um acervo com cerca de 30 pratos de autoria própria, todos devidamente testados e registrados em fotos. “Faço isso, pois tenho ideia de vir a montar um blog para compartilhar as minhas receitas”, conta. Entre tantas verdadeiras obras da culinária, Valter elegeu seu famoso lombo de bacalhau gratinado para ensinar. “É perfeito para essa época de Páscoa”, diz. Confira.



Valter: gosto pela culinária é tanto, que ele já pensa em montar seu próprio blog de receitas




INGREDIENTES

. 250 gramas de lombo de bacalhau
. 2 batatas inglesas médias
. 1 abóbora Itália
. 2 folhas de alface
. 2 folhas de rúcula
. 1 fatia de queijo ricota
. 2 fatias de pimentão vermelho
. 1 colher de sopa de azeitona
. 3 copos (250 ml) de leite
. Geleia de pimenta
. Sal a gosto


MODO DE PREPARO

. Bacalhau - Coloque o bacalhau de molho no leite por uma hora. Depois lave-o em água corrente e seque em uma toalha de papel. Coloque em uma frigideira um pouco de óleo, quando estiver quente acrescente o lombo, cuidando para que dê somente uma gratinada. Não coloque sal no peixe, pois ele já vem temperado. Retire-o da frigideira e já coloque no prato que pretende servir.

. Batata inglesa - Coloque a batata a cozinhar com o sal até ficar no ponto ao dente. Depois faça fatias com cerca de um centímetro de espessura. Coloque em uma frigideira com um pouco de óleo gratinando até ficar dourada. Cuide para não fritar demais para a batata não torrar. Coloque no prato junto com o bacalhau.

. Abóbora - Fatie a abóbora e coloque em uma frigideira para gratinar já colocando o sal a gosto. Quando estiver dourada, retire do fogo e coloque no prato com o peixe e as batatas.

. Por último, decore com a alface, a rúcula, o pimentão, o queijo, a azeitona, o arroz e a geleia.


ACOMPANHAMENTO
. Para beber, vinho.


RENDIMENTO

. Serve duas pessoas.


DICAS


. O lombo de bacalhau pode ser substituído por filé de traíra, salmão ou de anjo.








BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601