Cozinha EDIÇÃO 43 - DEZEMBRO 2010

Meu chester recheado é 10


Chega dezembro e a ceia de Natal e ano-novo já começa a ganhar atenção. O que servir não é mais nenhum mistério para o consultor de vendas e proprietário da Mega Pizza e Locadora Jacques de Quadros Mendes, 40 anos, que tem a receita de chester recheado na ponta da língua. Cozinheiro de mão cheia, ele orgulha-se do talento que tem com a culinária. Nas festas e reuniões de família e amigos ele não fica sem ajudar na cozinha e adora experimentar novas receitas. A fama de bom cozinheiro chegou até a LINDA que o convidou para ensinar sua receita de chester recheado, uma sugestão de prato para quem já começou a pensar nas ceias de fim de ano.


Jaques: chester recheado é sua receita tradicional de fim de ano










INGREDIENTES

. 1 chester com aproximadamente 4 quilos


RECHEIO

. 1 e ½ xícara de arroz
. 300 gramas de ameixa
. 300 gramas de castanha do Pará ou castanha de caju


MODO DE PREPARO

. Prepare o recheio cozinhando o arroz que depois de pronto deve ser misturado às ameixas e castanhas.
Desosse o chester:
. 1º Passo – faça um corte longitudinal no dorso.
. 2º Passo – descole a pele e a carne do osso com a ajuda de uma faca tendo o cuidado para não rasgar a pele. Comece pelo dorso e vá até o peito. Repita o procedimento nos dois lados da ave.
. 3º Passo – Para desossar a coxa pegue o osso da sobrecoxa e vá retirando a carne. Feito isso, o chester vai ficar parecendo um grande bife.
. Com o chester desossado, coloque o recheio e vá fechando com cuidado para não deformar o formato da ave. Feche e costure com linha comum.
. Asse por 50 minutos com o forno a 200°. O forno não deve estar numa temperatura mais alta para evitar que queime por fora e fique cru por dentro.


RENDIMENTO

. Serve oito pessoas.


DICAS

. O chester pode ser substituído por peru ou por frango. Se a opção for pelo frango é preciso temperar a carne com sal a gosto. Se a receita for feita com chester ou peru a carne já vem temperada na embalagem.
. No recheio, o arroz pode ser substituído por farofa de Natal ou um molho encorpado com peito de frango.


ACOMPANHAMENTO


. Salada de maionese no abacaxi.
. Salada verde para enfeitar o prato.



Para dar um charme à receita, a tradicional salada de maionese foi servida dentro de um abacaxi. O preparo é simples: corte um tampão e retire o miolo da fruta. Coloque a salada pronta e cubra com a tampa que foi cortada até o momento de servir. Quem preferir pode colocar pedacinhos de abacaxi junto à salada.









BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601