Cozinha Edição 03 - JULHO/2007

Meu risoto com moela é 10!


Criatividade na hora de cozinhar é o que não falta para o engenheiro-eletricista José Alberto Aued, 52 anos. A partir de receitas prontas, ele substitui ingredientes, altera o modo de preparo e adiciona temperos até criar um novo prato, totalmente com o seu estilo. “Durante a semana eu sou engenheiro, mas aos sábados e domingos eu visto o avental e me transformo no cozinheiro da casa”, revela.


Aued: na produção do risoto com moela, receita que ele mesmo criou


O gosto pela culinária é tanto que Aued montou uma cozinha exclusiva na casa de veraneio da família, no Capão Grande. “Eu projetei todo o ambiente, com os acessórios que gosto de usar e o indispensável fogão a lenha para dar um gosto especial à comida”, ressalta. Cozinhar é um dos seus principais hobbies, especialmente quando ele tem a oportunidade de reunir toda a família e os amigos em volta da mesa para apreciarem suas receitas, como o risoto com moela de frango. “Esse prato é ótimo para os dias mais frios e apesar do nome parecer estranho, ele foi aprovado por todos que o experimentaram", garante.


RISOTO COM MOELA 


INGREDIENTES
. 1 cebola média picada
. 2 dentes de alho
. 2 colheres (sopa) de óleo de oliva
. 200 gramas de moela de galinha
. 1 xícara de vinho branco seco
. 1 xícara de arroz arbóreo (italiano)
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 1 colher (sopa) bem cheia de creme de leite fresco ou nata
. 3 colheres (sopa) de queijo parmigiano ralado
. Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
. Sal a gosto
. 1 colher (sopa) de salsa bem picadinha
. 1 litro de caldo de galinha


RENDIMENTO: 2 PESSOAS


MODO DE PREPARO DO CALDO DE GALINHA
Numa panela de pressão, coloque duas colheres de óleo de oliva e frite uma carcaça de galinha até dourar. Refogue duas cebolas picadas com um dente de alho e uma cenoura também picados em pequenos pedaços. Acrescente uma folha de louro, uma colher (sopa) de pimentas pretas inteiras, alecrim, cebola verde, salsa, alho poró e sal a gosto. Cubra tudo com água e deixe ferver sob pressão, em fogo baixo, por no mínimo uma hora. Coe, espere esfriar e retire o excesso de gordura.


MODO DE PREPARO DO RISOTO
Frite a moela já limpa e cortada em tiras em duas colheres de óleo de oliva até dourar. Refogue a cebola e o alho (sempre mexendo) até que fique translúcida. Coloque o arroz. Assim que o arroz começar a fritar acrescente o vinho. Deixe evaporar, sempre mexendo, até que se forme uma pasta. Vá aos poucos acrescentando o caldo de galinha, que deve estar bem quente, sempre mexendo. Um pouco antes do arroz estar al dente, junte o queijo ralado, sempre mexendo. Acerte o sal e coloque a pimenta. Logo em seguida coloque o creme de leite, junte a manteiga e mexa. Para finalizar a receita deixe tudo na panela fechada por um minuto.


Dicas
. Para que a receita não perca o sabor, sirva bem  quente
. A decoração do prato pode ser feita com um ramo de alecrim ou tomilho
. Para acompanhamento, sirva saladas verdes e batatas assadas






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601