Cozinha EDIÇÃO 39 - AGOSTO 2010

Minha feijoada é 10


Inverno pede comidas quentes e uma das melhores opções para aquecer o corpo nos dias frios é a feijoada. LINDA convidou o sargento do 13º GAC Diéferson de Quadros Camargo, 38 anos, para revelar os segredos dessa receita que é uma de suas especialidades. Apreciador da arte da culinária desde os tempos de infância, Camargo é o responsável pelo refeitório de sua unidade e também o mestre cuca oficial na realização dos eventos do Exército, o que atesta seu talento. “Gosto muito de cozinhar, além do trabalho, nas reuniões de amigos e família também sempre me escalo para comandar as panelas”, conta. Confira a receita que Camargo garante ser muito fácil de preparar.


Camargo: “é um mito pensar que feijoada é difícil e que demora um dia inteiro para preparar, garanto que é fácil de fazer”.


INGREDIENTES

. 1 quilo de feijão vermelho ou preto
. 500 gramas de costela de porco in natura
. 500 gramas de linguiça calabresa
. 500 gramas de linguiça paio
. 500 gramas de costela de porco defumada
. 500 gramas de pé de porco
. 200 gramas de pele de porco
. 500 gramas de bacon
. 500 gramas de charque
. 300 gramas de orelha de porco
. 2 cebolas
. 1 dente de alho
. 2 folhas de louro
. Pimenta e sal a gosto


MODO DE PREPARO

Ferva por cerca de 10 minutos a pele, os pés, orelhas e o charque. Escorra para retirar o excesso de sal e reserve. Frite a costela in natura, a calabresa, a linguiça paio e o bacon. Retire o excesso de gordura e também reserve. Agora frite a cebola e o alho, feito isso bata no liquidificador para obter um creme. Em uma panela de pressão cozinhe o feijão com as folhas de louro. Concluída as quatro etapas, misture tudo e deixe cozinhar em uma panela sem pressão por cerca de 20 minutos. Está pronta para ser servida bem quente.


ACOMPANHAMENTOS

. Arroz
. Couve refogada
. Laranja
. Farofa
. Ovo picado
. Queijo ralado


DICAS

. Existem kits de ingredientes prontos para vender nos supermercados, então se a opção for essa, cuide com o sal usado para conservar o alimento, pois pode deixar a feijoada muito salgada.


RENDIMENTO

. Serve de 10 a 15 pessoas.


TEMPO DE PREPARO

. Entre 1h30min e 2h.









BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601