Cozinha EDIÇÃO 30 - OUTUBRO 2009

Meu involtini de melanzane é 10


Uma vez chef de cozinha, a paixão pela culinária nunca mais termina. Assim se define o empresário Rogério Belloc, 37, que traz em sua bagagem profissional quatro anos de dedicação ao Bertorelli’s Restaurant, situado em Londres. “Morei na Inglaterra durante cinco anos e lá aprendi muito sobre a arte de cozinhar. Hoje, mesmo atuando em um ramo totalmente diferente, não perdi o gosto e sigo preparando receitas que aprendi por lá”, conta. A defensora pública Lucianne Barreto Bortowski, 35, e o garoto Arthur Bortowski Belloc, 7 anos (esposa e filho), são os grandes apreciadores do talento de Rogério. Convidado a participar da seção Linda na Cozinha, ele buscou uma receita internacional para ensinar: o involtini de melanzane. Traduzindo para o português, enroladinho de berinjela.

 


Rogério: receita italiana que faz sucesso no Brasil

 

 

INVOLTINI DE MELANZANE


INGREDIENTES


. 1 quilo de berinjela
. 500 gramas de molho de tomate
. 300 gramas de molho bechamel (ver modo de preparo)
. 250 gramas de queijo mussarela ralado
. 250 gramas de queijo mussarela em cubos
. 500 miligramas de leite
. 200 gramas de farinha de trigo
. Sal, pimenta e salsinha a gosto

 

MODO DE PREPARO


Corte as berinjelas em fatias de meio centímetro, passe no leite e na farinha e frite em óleo bem quente. Reserve. Enrole as fatias de berinjela, depois de frias, com a mussarela em cubos. Forre um prato fundo refratário que irá ao forno com molho de tomate. Coloque as berinjelas enroladas no prato até preenchê-lo. Adicione o molho bechamel entre as berinjelas e cubra com a mussarela ralada. Leve ao forno por 25 minutos para gratinar.

 

 

BECHAMEL


INGREDIENTES


. 4 colheres (sopa) de manteiga
. 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 1 litro de leite
. 2 dentes de alho
. 2 folhas de louro
. 2 cebolas em fatias
. Pimenta do reino branca moída, noz moscada ralada e sal a gosto

 

MODO DE PREPARO


Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz moscada, a cebola e a pimenta do reino. Leve ao fogo até ferver. Abaixe a intensidade da chama e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais um minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve. Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada. Tire a panela do fogo. Adicione a mistura preparada anteriormente pouco a pouco sem parar de mexer. Cuide para que não fiquem bolinhas. Coloque o sal. Volte ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até obter um creme. Acrescente a noz moscada.

 

RENDIMENTO


. 4 pessoas

 

ACOMPANHAMENTO


. Arroz branco e rúcula.
. Para beber, uma boa opção é vinho tinto.

 

 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601