Cozinha EDIÇÃO 28 - AGOSTO 2009

Meu lombo de porco ao molho de abacaxi é 10


Quem frequenta a casa de Sayonara Lemos, 48, já sabe: vai ter uma refeição saborosa a sua espera sempre que for convidado para uma comemoração ou confraternização. Em seu último aniversário não foi diferente, só a surpresa ficou pelo inusitado do prato servido, um lombo de porco ao molho picante de abacaxi. “É uma receita mineira que tem a minha cara, é muito apimentada e com temperos picantes”, conta Sayonara. Os amigos que até hoje pedem para ela repetir o prato ficarão sabendo através dessa matéria que foram as cobaias de seu experimento. LINDA participou de um almoço na residência de Sayonara e aprovou o prato. Confira a receita.






 

 

Sayonara: receitas apimentadas são as preferidas




 

 

INGREDIENTES


. 1 abacaxi pérola descascado e picado

. 50 mililitros de água

. 3 colheres de sopa de molho de pimenta

. 2 colheres (café) de sal

. 1 colher (café) de Curry (tempero pronto)

. 1 colher de sopa de açúcar


 

MODO DE PREPARO


No liquidificador coloque o abacaxi e a água e bata bem. Coe o suco e descarte o bagaço. Depois bata novamente o suco com o molho de pimenta, sal e o Curry. Reserve por alguns minutos. Em uma panela doure o açúcar até o ponto de caramelo. Pronta essa etapa, misture tudo.


 

INGREDIENTES PARA O LOMBO


. 3 pimentas malaguetas

. 3 dentes de alho amassados

. 1 colher de (café) de pimenta do reino

. 100 gramas de sal

. 1 lombo de 3 quilos

. ½ copo americano de vinagre branco

. 1 copo americano de caldo de carne dissolvido

 

MODO DE PREPARO


Em um pilão coloque as pimentas malaguetas picadas e os dentes de alho amassados. Soque até obter uma pasta, então junte a pimenta do reino e o sal e misture bem. Tempere o lombo de porco com essa mistura e com o vinagre. Coloque em uma assadeira, regue com o caldo de carne e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°, deixando até dourar. Retire do forno e coloque o molho picante de abacaxi sobre o lombo. Está pronto para servir.


 

ACOMPANHAMENTO


. Couve em tiras finas

. Salada verde, arroz branco e farofa

 

DICAS


Para que o lombo fique com um sabor mais apimentado, deixe a carne absorver o tempero durante a noite anterior ao preparo. Caso queira mais suave, deixe por apenas duas horas.







BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601