Cozinha EDIÇÃO 27 - JULHO 2009

Meu risoto de camarão é 10


Os frutos do mar passaram a agradar o paladar do administrador Eduardo Horbach, 28, há cinco anos quando visitou a Espanha e desde então ele não parou de criar novas receitas com esse tipo de ingrediente. Apreciador da culinária, ele alia o hobbie de viajar a visitas aos mais diferentes restaurantes por onde passa. “Adoro experimentar novos pratos e depois copiar a receita em jantares com os amigos, especialmente os mais elaborados e condimentados”, conta. Foi em uma dessas viagens que ele conheceu o risoto de camarão e foi aperfeiçoando a receita que hoje é um dos pratos que mais prepara a pedido de seus amigos, que por sinal estavam apenas esperando terminar a sessão de fotos para degustar o jantar.



 

 

Eduardo: risoto de camarão é uma das receitas mais pedidas nos jantares com amigos

 

 

INGREDIENTES


. 2 e ½ xícaras de arroz arbóreo
. 2 cebolas picadas
. 3 tomates picados
. 1 dente de alho amassado
. ½ pimentão vermelho picado
. ½ pimentão amarelo picado
. ½ pimentão verde picado
. 2 quilos de camarão médio ou grande
. 1 xícara de vinho branco seco
. 250 gramas de massa de tomate
. 10 camarões pistola para decorar o prato
. 2 limões
. Temperos - sal, pimenta, tempero instantâneo para peixes (marca Sazon, preferencialmente) e tempero de peixe a gosto



 

MODO DE PREPARO


Lave os camarões em água corrente e deixe de molho no suco dos dois limões por aproximadamente 15 minutos, logo após escorra e reserve. Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite até dourar, o alho deve ser colocado um pouco depois da cebola para não queimar. Após acrescente os pimentões e por último os tomates. Adicione o camarão, o vinho, a massa de tomate e deixe o molho apurar, logo em seguida misture o arroz. Acerte o sal e os demais temperos e deixe cozinhar em fogo baixo até tomar a consistência desejada, nunca esquecendo de mexer. Refogue o camarão pistola no azeite com sal, pimenta e alho, quando ficar rosado já está pronto para ser usado na decoração do prato já pronto.

 


Dicas


. Quando o arroz já estiver no ponto, desligue o fogo e acrescente duas colheres de sopa de manteiga com sal, o arroz ficará mais cremoso.
. Para servir, decore com os camarões pistola, salpique cheiro verde e coloque pimentões em tiras.
. Sirva como acompanhamento mix de folhas verdes, tomate seco, palmito, maçã, gergelim e queijo provolone defumado ralado.







BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601