Cozinha Edição 02 - JUNHO/2007

Meu rocambole é 10!


Cozinha também é lugar de homem, pelo menos para o empresário Roberto Danzmann, o Beto, 52 anos, que se despiu do preconceito e veste o avental diariamente para desbravar esse território tipicamente feminino. Apaixonado pela culinária desde garoto, ele só se realizou profissionalmente há pouco mais de seis meses, quando assumiu o restaurante do Clube Caça, Pesca e Tiro de Cachoeira do Sul. Beto já foi bancário e ultimamente estava trabalhando como comerciante. “Quando surgiu a oportunidade de tocar meu próprio restaurante e fazer o que realmente gosto, não pensei duas vezes, larguei tudo para me dedicar somente ao forno e fogão”, comenta.
Acostumado a cozinhar somente para amigos e familiares, hoje ele chega a receber grupos de até 100 pessoas em seu restaurante. Do cardápio mais sofisticado à comida campeira, Beto não se intimida com nenhuma receita. Além disso, afirma que o seu forte é criar novos pratos. “Gosto de inventar. Às vezes vou para a cozinha e experimento algumas adaptações em receitas já existentes ou misturo ingredientes até elaborar uma nova”, observa o cozinheiro. Seu talento para essa arte pode ser comprovado com o rocambole de carne que ele mesmo criou e nos passa essa receita fácil de preparar, prática e rápida.



ROCAMBOLE DE CARNE



MASSA
Um quilo de carne moída
Um envelope de sopa de cebola
Uma colher de chá de sal
Mangerona seca a gosto



RECHEIO
Uma camada de queijo provolone
Uma camada de bacon
Uma camada de abacaxi picado



RENDIMENTO: 5 PESSOAS



MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes da massa. Feito isso espalhe sobre uma folha de papel alumínio com 20 centímetros de largura por 40 centímetros de altura. A medida da folha é importante para deixar a espessura da massa no ponto certo.
Coloque uma camada de queijo provolone e uma de bacon sobre a massa. Para finalizar o recheio coloque uma camada de abacaxi picado. Enrole tudo sem o papel alumínio até ficar no formato de rocambole.
Feita essa parte, envolva o rocambole com papel alumínio. As pontas também devem ser cobertas para não secar e não deixar o recheio sair. Coloque em uma forma e deixe assar por 40 minutos a uma temperatura média de 150 graus.
Passado o tempo, retire o papel alumínio e leve o rocambole para dourar por mais 10 minutos. Adicione 50 mililitros de água ao molho que ficar na assadeira. Ferva por alguns minutos e despeje o líquido sobre o rocambole.
Para acompanhar, sirva arroz branco e batata palha.



Dica
Para quem não gosta de misturar o doce com pratos salgados, pode substituir o abacaxi por azeitonas. Caso opte pelo abacaxi prefira colocar a fruta natural. “Ela não é tão doce quanto a compota e seu gosto combina melhor com a carne”, orienta o cozinheiro.






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601