Cozinha EDIÇÃO 22 - FEVEREIRO 2009

Minha cenoura caramelada é 10


Dona de uma disposição invejável, a advogada e empresária Neuza Blaya, 62, é casa cheia quando o assunto envolve jantares, festas e recepções. Conhecida pelos amigos por criar pratos exóticos e longes do trivial, a proprietária da Padaria do Comércio elabora com gosto receitas que aprende com o genro, André Rocha, esposo de sua filha Denise. “Como o André e a Denise frequentam variados eventos em Porto Alegre, eles conhecem muita coisa nova e sempre me transmitem dicas e sugestões de pratos diferentes”, conta.
Apesar de trabalhar com o ramo gastronômico, o encanto pela cozinha surgiu mesmo quando Neuza, junto ao marido Nelson, 64, trocou de endereço há cerca de cinco anos. “Depois que nos mudamos o prazer por realizar jantares para os amigos aumentou ainda mais, pois o espaço aqui é amplo e propício para encontros”, revela a empresária. Ela preparou uma cenoura caramelada para os leitores de LINDA. “É uma  receita prática e pode acompanhar diversos pratos, principalmente carnes”, observa.




 

 

Neuza: “Gosto de cozinhar em ocasiões especiais e preparar pratos diferentes que despertem a curiosidade dos meus convidados”




 


CENOURA CARAMELADA


INGREDIENTES


. 1 quilo de cenoura
. 500 gramas de açúcar cristal
. ½ xícara de vinagre branco

 

MODO DE PREPARO


Corte as cenouras em tiras finas e coloque-as junto ao açúcar e o vinagre em uma panela grande para que possa ferver. Quando levantar a fervura mexa e baixe bem o fogo para que elas cozinhem, mexendo de vez em quando para separar os fios. Deixar por aproximadamente 45 minutos. A cenoura fica pronta quando estiver crocante e brilhosa, parecendo fios de ovos. Para servir, escorra a calda e separe os fios enquanto estão quentes.

 


 

FILÉ COM CROSTA DE CASTANHA



INGREDIENTES


. 700 gramas de filé
. 50 gramas de farinha de rosca
. 50 gramas de queijo ralado
. 100 gramas de castanha moída
. 2 colheres de margarina
. 4 folhas de hortelã fresca

 


MODO DE PREPARO


Para crosta de castanha, misture os ingredientes num processador. Após, tempere o filé com sal e pimenta. Aqueça a frigideira com óleo e frite até ficar dourado. Em seguida, aperte a farofa sobre o filé e leve ao fogo quente por mais ou menos 45 minutos.

 

 

RENDIMENTO


. 6 porções

 


DICAS


. Quanto mais compridas as tiras de cenoura, mais bonitos ficam os fios.


. A receita da cenoura não leva água, pois a própria cenoura já solta caldo.


. A cenoura vai bem com qualquer filé ou lombo de porco.

 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601