Cozinha EDIÇÃO 13 - MAIO 2008

Minha sobremesa Rei Alberto é 10


Admirada por amigos pelos seus dotes culinários, Ana Maria Aozani Prochnow, 60 anos, atribui o sucesso de suas receitas ao gosto que tem pela cozinha e à dedicação que dispensa a todos os seus pratos. Sócia-proprietária da Ju-Ana Presentes, ela dedica maior parte do seu tempo ao atendimento das clientes, mas não dispensa o carinho na hora de receber os familiares e amigos em sua casa. Os encontros são sempre marcados por mesas decoradas ao mesmo tempo com criatividade, sobriedade e bom gosto. Ana Maria confessa que entre suas receitas, a preferida da família é a Rei Alberto, sobremesa trabalhosa, mas que encanta quem a prova des-de sua beleza. “Tenho ela há cerca de 25 anos”, conta Ana. Aprenda como se prepara esse doce que faz tanto sucesso na família Prochnow.




 

Ana: sobremesa Rei Alberto encanta desde a sua apresentação




 

Doce vermelho


INGREDIENTES

10 folhas de gelatina vermelha
12 claras
12 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de abacaxi em compota

 

MODO DE PREPARO

Bata o merengue e acrescente a gelatina já dissolvida em 100ml da calda do abacaxi em compota. Após misture o abacaxi picado. Coloque em taças individuais, preenchendo apenas o fundo. Ponha na geladeira até que ganhe firmeza.



 

Doce de ovos


INGREDIENTES

12 gemas
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de açúcar de baunilha
1 colher (chá) de caldo de cereja
16 colheres (sopa) de açúcar
½ xícara de água
2 colheres de calda de abacaxi

 

MODO DE PREPARO

Bata bem as gemas a mão, misture o leite, o amido de milho e a baunilha. Coloque o caldo de cereja para aromatizar. Por último passe tudo na peneira. Em um recipiente separado, faça uma calda misturando as 16 colheres de açúcar com a água e as 2 colheres de calda de abacaxi. Para finalizar, misture as duas porções e leve ao fogo sem deixar ferver. Deixe esfriar e coloque por cima do doce vermelho, formando a segunda camada na taça. Leve novamente à geladeira.



 

Merengue italiano


INGREDIENTES

5 claras
14 colheres de açúcar


MODO DE PREPARO

Leve tudo ao fogo. Quando o açúcar desmanchar, despeje a mistura no prato da batedeira e ligue na velocidade máxima, batendo até esfriar. Pronta essa etapa, coloque uma colher de chá de baunilha ou de açúcar queimado. Quem quiser pode caramelizar duas colheres de açúcar e uma colher de água para acrescentar na merengada quando ainda estiver sendo batida. Enfeite as taças com a merengada como se estivesse colocando a terceira camada.






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601