Cozinha EDIÇÃO 11 - MARÇO 2008

Meus biscoitos de mel são 10


Assim como os ovos de chocolate, durante a Páscoa não podem faltar os tradicionais biscoitos de mel. Com vários formatos e diferentes tipos de decoração, eles são presença certa na maioria das mesas de famílias que comemoram a data. A professora Maria Inês Machado, 41, sempre gostou de decorar suas receitas depois de prontas e encontrou nos biscoitos de mel essa possibilidade. “Prefiro essa parte do que propriamente cozinhar”, conta. Ela mostra que é uma artista, transformando os biscoitos no formato de cenouras, coelhos e até tocas para o animal símbolo da Páscoa. Conheça a receita dos biscoitos de mel de Maria Inês e aprenda seus truques na hora de decorá-los.

 

INGREDIENTES

. 750g de mel
. 750g de açúcar
. 250g de manteiga ou margarina
. 4 ovos inteiros
. 1 e ½ colher (sopa) de cravo e canela em pó
. 1 colher de bicarbonato de sódio
. ½ copo de água
. 2 e ½ Kg de farinha de trigo

 

INGREDIENTES OPCIONAIS

. 3 xícaras de nozes picadas ou 400 gramas de chocolate (meio amargo, ao leite ou branco) em raspas ou 2 xícaras de chocolate em pó.


MODO DE PREPARO

Em uma bacia, juntar todos os ingredientes mais o bicarbonato de sódio dissolvido no ½ copo de água. Misturar com as mãos até formar uma massa. Se desejar, adicionar um dos ingredientes opcionais. Espichar essa massa com o rolo até ficar bem fina. Cortar em várias formatos, usando cortadores para biscoitos. Levar para assar em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha ou forrada com papel manteiga. Assar em forno médio e após esfriar, decorar a gosto.


DECORAÇÃO

A cobertura é feita juntando uma clara de ovo, 250 gramas de açúcar de confeiteiro e uma colher de vinagre para agir como secante. “É só bater tudo na batedeira e em cerca de um minuto está pronto. A cor pode variar de acordo com a necessidade da decoração, basta escolher o corante”, explica Maria Inês. Assim que ficar pronto já pode ser passado sobre os biscoitos. “Quem quiser fazer as carinhas ou incrementar a decoração pode deixar a mistura mais firme acrescentando apenas açúcar”, ensina a professora.


DICA

. Se fizer a massa na véspera, ficará mais fácil de trabalhar


RENDIMENTO

. 250 biscoitos pequenos






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601