Cozinha EDIÇÃO 10 - FEVEREIRO 2008

Minha yakisoba é 10


Desde que cozinhou pela primeira vez, ainda no fim da infância, Alana Rossetto Silva, 20 anos, se encantou pela arte e na adolescência decidiu transformar a culinária em sua profissão. Há três anos ela cursa Gastronomia e já começou a trabalhar na área montando cardápios para restaurantes. A cozinha oriental e a mexicana são as mais apreciadas por Alana, que estudou até agora a culinária de 20 países. Quem aproveita o talento da jovem é sua família, já que sempre que retorna à cidade prepara as novidades que aprende na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, onde estuda. Conheça uma das receitas preferidas de Alana, a yakisoba, prato de origem chinesa feito à base de massa.



 

Alana: cozinha oriental e mexicana são suas preferidas



 

INGREDIENTES


. 1 quilo de filé mignon
. 400 gramas de cenoura
. 200 gramas de vagem amarela
. 1 molho de brócolis
. 100 gramas de pimentão amarelo
. 100 gramas de pimentão vermelho
. 100 gramas de pimentão verde
. 200 gramas de cebola
. 1 pimenta dedo de moça
. 1 dente de alho
. 1 colher de chá de gengibre ralado
. 500 gramas de macarrão para yakisoba (tipo miojo)
. 500 mililitros de molho para yakisoba
. Óleo e sal a gosto

 

MODO DE PREPARO


. Descasque as cenouras, corte em tiras finas e cozinhe em água fervente por 10 minutos. Lave as vagens, corte cada uma em quatro e cozinhe em água fervente por 10 minutos. Lave e separe as flores dos brócolis, mergulhe em água fervente por cinco minutos e dê um choque térmico com água fria para parar o cozimento.

. Corte o filé mignon, as cebolas e os pimentões em tiras. Pique bem a pimenta e o dente de alho. Cozinhe o macarrão por três minutos, escorra, jogue água fria e reserve. Dissolva o molho para yakisoba em 200 mililitros de água.

. Coloque um pouco de óleo em um panela e frite a carne até brotar líquido, salgue e reserve. Coloque mais um pouco de óleo e frite a pimenta e o gengibre rapidamente, logo frite o dente de alho e acrescente a cebola. Quando a cebola murchar junte os pimentões e refogue por cerca de cinco minutos.

. Adicione então as vagens, a cenoura, e o brócolis, mexendo sempre. Junte a carne e metade do molho para yakisoba. Por fim acrescente o macarrão e o restante do molho, misture tudo muito bem e acerte o sal.

 

Dicas


O yakisoba também pode ser feito com filé de frango, camarão ou somente legumes


Os ingredientes podem variar conforme o gosto. Prove adicionar cogumelos frescos, couve-flor, acelga e broto de feijão.


O molho pronto para yakisoba substitui o shoyu (molho de soja), pois já é encorpado. Se preferir usar o shoyu, engrosse o molho com um pouco de amido de milho diluído em água. Esses dois tipos de molho são encontrados facilmente em supermercados.


RENDIMENTO: 8 PESSOAS






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601